Trânsito, filas e perda de tempo são alguns dos principais motivos para as pessoas desanimarem quando pensar em sair de casa para fazer exercício. “Com a falta de tempo e a necessidade de ficar com a família, cada vez mais gente se interessa em fazer academia em casa”, fala  Vinicius Possebon , preparador físico e colunista do Delas. 

Leia também: 3 exercícios para fazer em casa e afinar a cintura em 5 minutos

Segundo Vinicius Possebon, você precisa de pouca coisa para montar uma academia em casa
shutterstock
Segundo Vinicius Possebon, você precisa de pouca coisa para montar uma academia em casa


E para montar uma academia em casa nem é preciso gastar o quanto muitos imaginam. Quem fala em treinar em casa já pensa que vai precisar comprar equipamentos, pesos e anilhas, mas nem sempre tudo isso é necessário. 

“Os pesos e a musculação ajudam apenas no ganho de massa muscular , mas se você busca emagrecer e ganhar definição , tudo o que você precisa é de treinos de alta intensidade, e isso pode ser feito sem grandes investimentos”, afirma Possebon.

O especialista destaca que o grande segredo dos treinos em casa para quem quer perder alguna quilos é que é possível fazê-los praticamente sem equipamentos. Veja o que você vai precisar para você fazer exercícios em casa com conforto:  

1. Espaço de pelo menos 4m²

Embora os movimentos exijam um espaço maior que a maioria dos banheiros, por exemplo, Possebon conta que não é preciso de espaços muito grandes. “Mesmo quem mora em um apartamento pequeno consegue reservar um canto da sala, por exemplo”.

2. Roupas leves

Uma das grandes vantagens de montar o próprio espaço para treinar em casa é que não há a necessidade de usar roupas caras ou específicas. “Muitas pessoas que treinam em casa nem possuem roupas de academia, mas mesmo assim é preciso usar roupas leves e que não impeçam a mobilidade”, ressalta. 

3. Tapete ou colchonete

Se não tiver um colchonete, um tapete é o suficiente para proteger as costas durante o exercício
shutterstock
Se não tiver um colchonete, um tapete é o suficiente para proteger as costas durante o exercício

Talvez o único item necessário para fazer exercícios em casa  seja um tapete confortável ou colchonete para se deitar. “Para que os exercícios de abdominal não afetem as costas, o ideal é deitar em um espaço mais acolchoado, mas pode ser algo simples, como um tapete um pouco mais grosso”, explica. 

4. Poucos minutos do dia

Além de não ser preciso ir para a academia para emagrecer, Possebon ensina que nem é necessário passar muito tempo nos treinos. “Fazer um treino em alta intensidade queima a mesma quantidade de gordura que passar um longo período de exercício aeróbico em intensidade baixa ou moderada”, ensina o especialista. Portanto, apostar no HIIT é a saída para entrar em forma em casa e com pouco tempo.  

Leia também: Circuito de HIIT em casa - veja movimentos para entrar em forma em 15 minutos

Com estes quatro itens, é possível criar a própria academia em casa. “Ela não vai ser cheia de pesos e halteres como você tinha imaginado no começo, mas vai gerar resultados até melhores e mais rapidamente”, completa. Para saber mais dicas e exercícios e treinos para fazer em casa, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon no Delas

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!