Comidas de Festa Junina: como aproveitar sem sair da dieta?

Junho é época de festa e canjica, milho verde, quentão, vinho quente e mais comidinhas típicas e quitutes. Com a ajuda da nutróloga Ana Luisa Vilela, é possível aproveitar algumas dessas delícias sem sair da dieta

Mal começou o mês e a cidade já está repleta de opções de festas juninas. Elas estão cheias de barraquinhas de quitutes como canjica, milho, paçoca e outros doces e bebidas como quentão e vinho quente. Se você está de dieta  e mesmo assim quer aproveitar algumas dessas comidas de Festa Junina, essas dicas vão te ajudar. 

Comidas de festa junina cabem na dieta? Segundo nutróloga, sim!
Foto: shutterstock
Comidas de festa junina cabem na dieta? Segundo nutróloga, sim!


A nutróloga Ana Luisa Vilela afirma que com boas escolhas e algumas trocas é possível desgustar as comidas de Festa Junina sem culpa. Dessa maneira, além de não engordar, você ainda vai ajudar seu organismo a funcionar melhor. Um exemplo que a médica cita é combinar o tradicional churrasquinho assado com milho verde cozido. Assim, terá um prato rico em proteínas e fibras, que contribuem para uma melhor digestão. 

Comida de Festa Junina salgada

Na parte dos salgados, Ana Luisa lembra que é preciso tomar cuidado com os embutidos, que geralmente são recheados de substâncias nocivas ao corpo. A dica é trocar o cachorro quente por sanduíches de carne desfiada ou carne moída. Se tiver a opção de escolher um pão integral, o lanche ficará ainda mais saudável. 

O milho e o pinhão também estão na lista de alimentos permitidos e, mesmo em pouca quantidade, dão a sensação de estar satisfeito sem ter exagerado. 

Outro ponto importante é tenta fugir das frituras. Dê preferência aos preparos assados, como o churrasco citado acima. A nutróloga alerta que geralmente o óleo usado para preparar os quitutes nas quermesses é reutilizado e se transforma em gordura trans. "Essa substância tem relação direta com doenças cardíacas", completa Ana Luisa. 

Quitutes e doces

Delícias e comidas típicas como canjica e paçoca geralmente são cheias de calorias. Apenas 100 gramas de arroz doce ou canjica, de acordo com a médica, tem aproximadamente 400 kcal. 

Leia também: Doce na dieta - qual a melhor maneira de consumir açúcar?

Foto: shutterstock
Com leite desnatado e adoçante é possível 'emagrecer' a canjica

Se não quiser abrir mão dos doces, a sugestão é optar por preparos a base de milho, como pamonha e cural. Também tente trocar o amendoim por outras oleoginosas mais saudáveis e menos calóricas, como as castanhas. 

Receitas de comidas típicas de Festa Junina

Foto: Mariana Fuentes
Quentão sem álcool não pesa na dieta e tem sabor de festa junina

Já se você for para cozinha preparar as comidinhas, há também algumas dicas para "emagrecer" os pratos. O arroz doce, por exemplo, pode ser feito com arroz integral. Se quiser um petisco, aposte em um chips de batata doce assada no forno, alimento rico em vitaminas como a A e a B, potássio, ferro, fósforo e cálcio. Também possui antocianinas, susbtância que ajuda os adeptos das atividades físicas a recuperarem as energias. 

A canjica também pode ficar mais "magrinha" ao usar leite desnatado e adoçante em pó para forno e fogão no preparo. 

A lista de delícias juninas também inclui bebidas que podem fazer parte da dieta. O conhecido quentão deve ser preparado também com adoçante e em uma versão sem álcool para esquentar sem adicionar muitas calorias ao cardápio. A nutróloga dá a receita: 

Ingredientes

  • 1,5 l de água 
  • 100 g de gengibre 
  • 3 limões cortados em rodelas finas 
  • Adoçante a gosto
  • Canela em pau a gosto 
  • 10g de cravo

Modo de preparo: Aqueça a água com adoçante em uma panela, acrescente os ingredientes e deixe ferver. Quando a fervura levantar, conte 10 minutos e está pronto!

Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Dica final

Ana Luisa ressalta que seja em relação a  comidas de Festa Junina ou outros quitutes, a chave para não arruinar a dieta é prestar atenção às quantidades. "Se a porção consumida for pequena, a pessoa não fica com aquela sensação de que exagerou e um pedaço bem pequeno – que equivalha a metade da palma da mão – é a dose para experimentar de tudo sem exagerar", aconselha a médica.