Doce na dieta: qual a melhor maneira de consumir açúcar?

Com algumas dicas é possível comer doces sem acabar de vez com a dieta

Até consigo seguir uma alimentação equilibrada e saudável, mas doce é o meu ponto fraco. Você faz parte desse grupo? Pois veja essas dicas de como consumir açúcar sem acabar com a dieta. 

Doce pode entrar na dieta? Com dicas da nutricionista Márcia Daskal, da Campanha Doce Equilíbrio, sim!
Foto: Creative Commons
Doce pode entrar na dieta? Com dicas da nutricionista Márcia Daskal, da Campanha Doce Equilíbrio, sim!

Segundo a nutricionista Marcia Daskal, com equilíbrio e cautela é possível, sim, consumir açúcar ou algum doce sem que isso faça subir o ponteiro da balança. Pelo contrário, uma dieta muito restritiva, que elimina alguns alimentos ou grupos de nutrientes e substâncias do cardápio, é mais árdua de ser seguida e pode, em pouco tempo, ser abandonada. Já a alimentação balanceada, até com um pouco de açúcar e doces, é mais simples de ser adotada e virar rotina, e com isso, resultar em um emagrecimento saudável e duradouro. 

Leia mais: Dieta sem carboidrato coloca seu cérebro em risco; entenda

A nutricionista faz uma lista de atitudes simples que vão te ajudar a consumir açúcar de forma consciente: 

Pequenas porções

A sobremesa é não tem a finalidade de matar a fome. Portanto, coma pequenas porções de doces. Tente reduzir gradativamente e logo perceberá que a vontade passa com um pequeno pedaço de um docinho. 

Uma dica de Marcia ainda neste ponto é preferir sempre a porção ao todo. Por exemplo, não compre uma caixa de bombom, mas uma unidade por vez. Assim, a tentanção será menor. Se estiver em um restaurante, que tal dividir a sobremesa com a amiga?

Leia mais: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

Aprecie o sabor

Nada de pressa! Coma os doces devagar e aprecie o sabor. Mais uma vez, o que irá saciar o desejo é o sabor e não a quantidade.

Deixe o açúcar para o doce

O corpo recebe açúcar de diversos alimentos que ingerimos ao longo do dia, não apenas daquele brigadeiro da sobremesa. Essa substância está em pães, bolos, refrigerantes, iogurte, molho de tomate e muitos outros produtos. Portanto, sempre que puder, evite adicionar mais açucar. Experimente, por exemplo, sucos naturais, sem serem adoçados. 

"Deixe o açúcar para os extras", indica a nutricionista. Dimunuindo o consumo da substância por um lado, "sobra espaço" para aquela pequena porção de seu docinho preferido sem um excesso de açúcar no corpo. 

Foto: Arquivo
Lembre que o açúcar está presente em diversos alimentos


Pense duas vezes

Também vale deixar esse "espaço" para doces para aquilo que você realmente gosta. Márcia cita uma situação bastante comum: imagine-se em um buffet de self service e no final, todas aquelas opções de sobremesas. Apesar de bonita aos olhos, depois da primeira mordida você percebe que nem era tão gostoso assim. Por isso, pense duas vezes antes de "atacar" o buffet. 

Cozinhe

Essa é uma das dicas de ouro dos nutricionistas: invistir em alimentos caseiros. Assim, você terá certeza que estará usando os melhores ingredientes. Também aproveite para variar o cardápio e testar novos pratos. Alimentação saudável pode, e deve, ser variada. 

Leia mais: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Leia os rótulos

E quando for comprar os ingredientes e produtos no mercado, olhe atentamente o rótulo, não contem apenas as calorias. Os ingredientes estão dispostos em ordem decrescente, ou seja, o que estiver primeiro na lista é o que tem mais ali dentro. Tente evitar aqueles com muito açúcar e ingredientes com nomes completamente desconhecidos para você - geralmente são conservantes ou aditivos químicos. 

Mexa-se

Para "queimar" aquele doce ou sobremesa, mexa-se. "O corpo usa as calorias vindas de todos os alimentos para a manutenção do seu metabolismo. Quando excede, ele armazena", explica Márcia, e por isso engordamos. "E tem uma conta simples: quem gasta mais calorias, pode consumir mais", completa. Sendo assim, faça exercícios regularmente para eliminar as calorias extras e manter a boa forma e a dieta saudável.