As temperaturas mais amenas do outono e os das frios do inverno combinam com uma bela taça de vinho. A bebida alcóolica deve ser ingerida sem exageros e pode até trazer benefícios. Estudos do American Institute for Cancer Research mostram que os fitoquímicos presentes nos vinhos tintos podem prevenir o câncer e alguns processos inflamatórios. Outras pesquisas motram que a bebida quando consumidada com moderação reduz os riscos de doenças cardiovasculares, derrame e outros males.
Leia também: Quais os drinques mais calóricos? E os mais magrinhos? Veja lista
Mas, como já estamos cansados de escutar, as bebidas alcóolicas também são, geralmente, bastante calóricas. E o consumo delas pode acabar com a dieta. Para complicar, os rótulos não trazem informações sobre a energia fornecida na bebida. Afinal, qual vinho é o mais calórico? Qual cabe na minha dieta?
Quem acaba com essas dúvidas é Tanya Zuckerbrot, criadora da dieta F-Factor Diet, ao site da revista "Women's Health". O valor calórico dos vinhos varia de acordo com as uvas usadas para a fabricação da bebida e região que elas foram cultivadas.
Leia também: Cerveja é coisa de mulher, sim! 10 motivos que provam isso
Brancos x Tintos
Para começar, ela lista quais os vinhos brancos menos calóricos: Chardonnay, Riesling, Zinfandel branco, e o Sauvignon Blanc. Todas essas opções têm menos de 85 kcal por taça e 1 grama de açúcar.
Tanya diz que é preciso tomar cuidado com as bebidas de sobremesa, que são mais adocicadas. Esses possuem mais de 164 kcal por taça, além de 8 gramas de açúcar.
Se você prefere os tintos, a lista dos mais "magrinhos" inclui Merlot, Pinot Noir e Rose, todos com aproximadamente 88 kcal por taça. E aqui os perigos para a balança estão as versòes Sherry or Marsala, com cerca de 163 kcal por taça.
A boa notícia é que, segundo Tanya, os vinhos engordam menos e têm menos calorias que outras bebidas típicas do happy hour com os amigos, como cerveja, margarita ou vodca.
Leia também: Misturar bebida diet ao drinque embriaga mais rápido
Cuidado com a quantidade
Como já foi ressaltado, a chave para essas bebidas é moderação. Se consumida em excesso, a bebida alcóolica causa dependência, traz diversos problemas para a saúde e acaba com qualquer dieta. Tanya também sugere o quanto seria permitido consumir para evitar problemas. Para mulheres, a cota é de uma taça de vinho por dia, por exemplo.