Se você é adepta da corrida já deve ter notado que a grande maioria das provas de rua têm a largada bem cedinho. Além disso, há quem prefira fazer exercícios logo pela manhã, pois se sente mais disposto ao longo do dia depois da atividade física. Seja por um motivo ou outro, tomar um bom café da manhã é essencial para que o corpo aguente os exercícios e você tenha os resultados esperados. 

Leia também: Vamos correr? Veja dicas e planilha para quem quer começar no esporte

Nutricionista fala qual o café da manhã ideal antes de partir para a corrida
shutterstock
Nutricionista fala qual o café da manhã ideal antes de partir para a corrida


Entretanto, isso não significa que você precisa comer o que tiver pela frente antes da corrida . Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o exagero pode causar desconforto durante a prova ou a malhação porque o corpo provavelmente não terá tempo para digerir todos os alimentos. E aí vai a primeira dica da especialista: tome o café da manhã 30 minutos antes do exercício, para que consiga fazer a digestão. 

O que colocar no café da manhã?

De acordo com Renata, essa refeição deve conter alimentos que forneçam energia e não pesem. O ideal é procurar fontes de carboidratos, como pães , frutas , sucos naturais , água de coco e geleia sem açúcar. 

Leia também: Como preparar um café da manhã saudável ideal para sua rotina

Para completar e ter um gás a mais, vale incluir no café da manhã também café ou chá verde ou branco. Essas bebidas contém cafeína, um estimulante que vai ajudar a despertar.

Você pode ainda apostar em seu próprio creme de avelã para acompanhar uma porção de banana picada, por exemplo. Anote a receita sugerida por Renata: 

Ingredientes

1 xícara (chá) de tâmaras sem caroço
1 xícara (chá) de avelãs
1 colher (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Deixe as tâmaras hidratando por 30 minutos. Enquanto isso, bata as avelãs no liquidificador até obter uma farinha e acrescente o cacau em pó. Pegue as tâmaras hidratas e pique-as. Junte também à farinha no liquidificador e bata até opter uma pasta. Se necessário, acrescente água, o mínimo possível. Sirva imediatamente após o preparo com as bananas picadas. 

O que evitar?

Alguns alimentos, por outro lado, podem atrapalhar neste momento. Renata diz, por exemplo, para evitar os pães ou as farinhas integrais. Esses itens até fornecem energia de forma mais lenta para o corpo, o que é bom para quem pratica exercício, mas também têm uma digestão mais lenta. 

Laticínios e frutas laxativas, como mamão, abacate ou ameixa, também devem ficar fora do cardápio. 

E se não tiver fome pela manhã?

Este pode ser um problema para muitos. É comum demorar um pouco para ter apetite depois de acordar. Nesse caso, a nutricionista recomenda o consumo de pelo menos uma fruta ou um smoothie. "As frutas têm rápida digestão e, dependendo do seu teor de carboidratos, vão ajudar no aporte de energia para o exercício", ressalta Renata. Você pode optar por banana, melancia, manga ou uva, por exemplo. 

Leia também: Qual o smoothie ideal para cada momento do dia?

Se preferir algo líquido, uma sugestão da especialista é uma vitamina com água de coco . Veja a receita: 

Ingredientes

200 mL de água de coco natural
1 banana nanica madura
½ maçã verde 

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e consuma imediatamente

Antes de partir para a corrida, além de prestar atenção à alimentação, vale procurar um profissional de educação física para saber como anda seu condicionamento para evitar qualquer lesão com o exercício. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!