Com a correria de trabalho, estudos e família é comum falar que não sobra tempo para malhar. Mas praticar uma atividade física - e isso não quer dizer necesariamente passar horas e horas na academia - é importante não apenas para quem quer mudar o corpo. Exercícios trazem mais qualidade de vida e melhoram a saúde no geral. 

Leia também: É possível entrar em forma com 37 minutos de exercícios por semana?

Sim, sabemos que o dia-a-dia é uma correria, mas é possível encontrar um tempinho para malhar
shutterstock
Sim, sabemos que o dia-a-dia é uma correria, mas é possível encontrar um tempinho para malhar


Para driblar a correria do dia-a-dia e começar a se exercitar, a nutricionista e atleta fitness Ivie Rhein tem sete dicas bem simples para você. Veja a lista: 

1. Ajuste o despertador

Se falta tempo ao longo do dia, que tal começá-lo um pouco mais cedo? A ideia é acordar um pouco antes do que está acostumado e incluir um exercício simples neste tempo. Já pensou em começar com uma caminhada pela quadra onde você mora? 

Leia também: Disposição pura! Treino rápido para espantar a preguiça e encarar rotina

2. Treino curto também vale

Seguindo a ideia acima, não precisa logo começar com uma hora de caminhada. O treino não precisa ser longo para ser eficiente, segundo Ivie, que defende ainda que manter a consistência é mais importante do que a duração quando se está começando. Vale mais fazer pequenas caminhadas e incluir isso na rotina, do que pensar em fazer 40 minutos de alguma atividade e desistir depois da primeira tentativa. 

3. Experimente até encontrar o que gosta

Exercício não é sinônimo de academia. Atividade física significa dançar, pedalar, fazer ioga e uma série de modalidades. Quando encontrar a que mais gosta, vai ser prazeroso separar um tempinho de seu dia para isso. 

4. Aproveite as oportunidades

Já que o assunto é falta de tempo, qualquer oportunidade é bem-vinda. Se puder trocar o elevador pela escada no prédio onde mora ou no local onde trabalha, faça isso. Pronto, já saiu do zero e começou a se exercitar. O mesmo vale para aproveitar um dia de sol e ir trabalhar de bicicleta ou deixar o carro em casa e seguir caminhando para o mercado ou para buscar o filho na escola. 

5. Exercícios em família

O final de semana chegou e você vai levar as crianças para o parque. Aproveite e corra ao lado delas, ande de bicicleta, jogue bola. Sem nem perceber você já estará se exercitando e, de novo, aproveitando as oportunidades. 

6. Regularidade é o segredo

Atividade física deve fazer parte da rotina como escovar os dentes. E a dica da Ivie para conseguir essa regularidade é estabelecer metas e se programar com base nisso. Por exemplo, logo no primeiro dia da semana já separe 40 minutos de dois ou três dias para se mexer. De nada adianta começar e não continuar. 

Leia também: Treino de 15 minutos promete resultado certeiro e queimar calorias por 48 horas

7. Coragem

Sim, terá dias que você será engolida pela correria do dia-a-dia ou simplesmente estará com preguiça. Nesse momento, volte ao tópico anterior e reveja suas metas. Isso vai te manter motivado. "Você é mais forte do que você pensa", incentiva Ivie. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!