É comum que, de sete a dez dias antes da menstruação, as alterações hormonais próprias do período gerem uma série de desconfortos – tanto físicos quanto emocionais – no corpo da mulher. Normalmente, quando estão no período da TPM  (Tensão Pré-Menstrual), as mulheres notam cólicas, dores de cabeça, nos seios, oscilações repentinas no humor e aumento na irritabilidade e na ansiedade.

Sintomas da TPM e da menopausa podem ser controlados com alimentos específicos
Shutterstock
Sintomas da TPM e da menopausa podem ser controlados com alimentos específicos

Além de se manifestarem em forma de TPM , as alterações nos níveis de estrógeno e progesterona no organismo também trazem sintomas marcantes quando a mulher deixa de menstruar , ou seja, na menopausa. Queda na libido, ondas de calor intensas, e insônia costumam ser comuns para quem está nesse período, que costuma acontecer entre os 45 e 55 anos de idade.

Apesar de esses sintomas poderem ser tratados ou contornados com o uso de remédios (anticoncepcionais e medicamentos próprios para reposição hormonal, por exemplo), a nutricionista Natasha Terra afirma que a alimentação também pode ajudar. Segundo ela, há como combinar alimentos com propriedades específicas de forma a amenizar os incômdos; veja como fazer isso:

Contra mau-humor, cólicas, cansaço e retenção de líquidos

Segundo a nutricionista, para contornar estes sintomas é importante manter uma alimentação baseada em carboidratos complexos – que são ricos em fibras – e alimentos que sejam fonte de cálcio. Entram nessa lista vegetais, carnes magras, leguminosas, frutas, sementes, verduras verde-escuras , leite e derivados.

Contra irritabilidade, ansiedade e dores de cabeça

Natasha afirma que, neste caso, é importante que a pessoa consuma alimentos que tenham triptofano, aminoácido que atua como precursor da serotonina que, por sua vez, é um hormônio ligado às sensações de bem-estar . A substância está presente em carnes magras, peixes, laticínios, feijão, lentilha e nozes.

Contra a insônia

Para combater a falta de sono, a nutricionista recomenda recorrer a alimentos que contenham vitamina B6, substância fundamental para a conversão do triptofano em serotonina, hormônio que também tem relação com o sono. Neste caso, é importante consumir banana, salmão, frango, cereais integrais, grão de bico e oleaginosas (castanhas, avelã, macadâmia, etc.).

Contra os sintomas da menopausa

Assim como a TPM, a menopausa também pode ser um período bastante desconfortável para as mulheres. Para combater a falta de energia, distúrbios de sono, calores e outros sintomas decorrentes da queda na produção de estrogênio e endógeno, a dica é consumir alimentos ricos em isoflavonas, que têm efeito semelhante ao do estrogênio. É possível encontrá-las nas leguminosas, principalmente na soja, lentilha, ervilha e grão de bico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!