Quero muito beber um refrigerante, mas estou de dieta. Por isso, a opção é escolher a versão diet, pelo menos assim não estou ingerindo açúcar. Segundo estudo recente, esse não é o melhor caminho e a bebida diet pode até fazer você engordar

Leia também: Fome antes de dormir? Veja as melhores opções de lanches noturnos

Refrigerante diet pode ser o motivo para sua dieta não dar certo
shutterstock
Refrigerante diet pode ser o motivo para sua dieta não dar certo

De acordo com pesquisadores do Massachusetts General Hospital e reportagem da versão on line do periódico "Daily Mail", ao invés de ajudar a emagrecer, o refrigerante diet pode afetar o metabolism o e deixá-lo mais lento.

O culpado disso é o aspartame . Testes em ratos mostraram que aqueles que beberam água com o adoçante tiveram mais problemas que aqueles expostos à bebida normal. Isso porque o aspartame tem uma substância, a fenilalanina, que afeta as enzimas do corpo que são a chave para evitar problemas no metabolismo. 

Leia também - Manual do adoçante: quais os riscos e benefícios e como usar

Outros estudos

Em 2013, Richards Holdin, professor da Universidade de Harvard, investigou os males que o aspartame pode causar. Também usando ratos para o experimento, ele separou os animais em dois grupos. O primeiro recebia uma dieta rica em gordura, mas bebia água com aspartame, em uma quantidade equivalente a três latas e meia de refrigerante diet. O outro seguia uma dieta parecida, mas bebia apenas água. 

Ao final de 18 semanas, os dois grupos ganharam peso, mas o grupo de animais que estava exposto ao adoçante engordou ainda mais. Além disso, os níveis de açúcar no sangue  dos ratos que tomaram aspartame também foi maior. 

"As pessoas ainda não entenderam que esses adoçantes artificiais não funcionam", disse o especialista ao "Daily Mail". "Há evidências de que esses produtos dão ainda mais vontade de comer e, com isso, no final você pode consumir mais calorias do que seria necessário", completou. 

Defesa

A British Soft Drinks Association (Associação Britânica de Refrigerantes) se defendeu e disse que não há base para esses dados. Em nota, eles afirmaram que a bebida diet ajuda quem está em uma dieta de restrição de calorias. 

Opção alternativa

Em geral, os nutricionistas indicam deixar o refrigerante de lado, já que ele é considerado uma caloria vazia, ou seja, não traz benefícios para a saúde. Para alguns, a versão diet pode ser uma ajudinha. Quem não consegue simplesmente abandonar a bebida, passar a tomar a diet é um caminho para, primeiro, diminuir o consumo, até conseguir parar de vez. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!