Sentiu fome no meio da tarde e a opção é aproveitar uma prática barrinha de cereal para se saciar. O produto geralmente está na prateleira de alimentos saudáveis e pode ser um aliado e tanto para quem está querendo emagrecer, certo? Nem tanto. 

Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas

Cuidado com as barrinhas de cereais! Elas nem sempre são alimentos saudáveis
shutterstock
Cuidado com as barrinhas de cereais! Elas nem sempre são alimentos saudáveis


A nutricionista comportamental Patrícia Cruz fala das barrinhas de outros alimentos saudáveis , mas nem tanto, que podem enganar quem segue uma dieta para reduzir o peso. Veja os detalhes e tome cuidado com seis alimentos: 

Barrinhas de cereais

"Elas ão versáteis e podem ser consumidas a qualquer momento do dia. Porém, preste atenção veja se são ricas em fibras e cereais . De fato, muitas têm elevada concentração de açúcar e pouca adição de fibra", diz a profissional. Se açúcar for um dos primeiros ingredientes na lista na embalagem, fuja desse produto. 

Você pode procurar barrinhas caseiras e que contêm diversos tipos de cereais, sempre em maior quantidade que açúcares ou ingredientes que você não conhece - provavelmente eles são aditivos ou conservantes. 

"Outra dica importante: as barras de cereais devem entrar somente nos lanches intermediários ", ressalta Patrícia. 

Granola

Pode ser um bom alimento ou uma armadilha e para saber de que lado está, vale de novo prestar atenção aos ingredientes da composição. "É uma boa fonte de fibras por ser um mix de cereais integrais , mas, na hora da compra, prefira as que tenham menor concentração de açúcar", alerta a nutricionista. 

E sempre é preciso moderação se não quiser ver o ponteiro da balança subir. "Não se esqueça que a granola é saudável, porém também é bem calórica. Por isso, não deve ser consumida livremente!", fala Patrícia. 

Leia também: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

Sucos prontos

É melhor optar por um suco de caixinha que por um refrigerante, mas só isso não é garantia de se tratar de uma escolha mais saudável. É preciso que o produto seja suco mesmo, com uma boa quantidade de fruta, portanto, olhe na embalagem o quanto de suco natural de fruta tem ali escolha o que tiver a maior quantidade. 

Porém, a nutricionista ressalta que é sempre melhor optar pela versão natural, sem adição de açúcar. Esse sucos combinam com café da manhã e lanche intermediário. 

Chá pronto

Segue a mesma ideia de trocar o refrigerante por outra bebida e também merece alguns cuidados para não virar de amigo a vilão. "Se optar pelas versões sem adição de açúcar , não vai acrescentar valor calórico a dieta. Porém, esses produtos são pobres em nutrientes. Eles não devem ser utilizados como substitutos de refeição e nem água", afirma Patrícia

É preciso também tomar cuidado com o momento da ingestão desses chás. "As versões ricas em cafeína (chá preto, verde) ainda podem diminuir a absorção de cálcio e ferro. Então, são contra indicados em grandes refeições (almoço e jantar). Podem ser tomados entre as refeições, mas de forma alguma devem substituir porções de bebida láctea, sucos naturais ou frutas", completa a nutricionista.

Azeite de oliva

Sim, ele ainda é alimento do bem e contém  gordura monoinsaturada, que atua como um cardioprotetor, auxiliando na redução do colesterol. Entretanto, vai engordar se consumido em excesso. Nada de exagerar na hora de temperar a salada, por exemplo. 

Leia também: Personal da modelo e atriz Elle Macpherson diz como emagrecer 5 kg em 2 semanas

Alimentos com reduzido teor de alguma coisa

Diversos nutricionistas já alertaram para esses alimentos saudáveis, mas nem tanto. Ao se reduzir o teor de alguma coisa, como gordura, pode-se aumentar outro ingrediente, como o sódio. O produto light pode virar uma grande armadilha. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!