O setor de comidas saudáveis dos mercados ganha cada vez mais itens. São vários alimentos orgânicos, livres de conversantes e outras subtâncias. Muitos nutricionistas indicam o consumo desses alimentos, mas fora desse setor, o que faz bem para a saúde de fato?

Leia também: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

O que você coloca no prato está na lista de comidas saudáveis? Se gosta de couve está no caminho certo
Creative Commons
O que você coloca no prato está na lista de comidas saudáveis? Se gosta de couve está no caminho certo


O site "Byrdie" fez essa pergunta a 17 nutriocionistas e chegou a uma lista de alimentos que merecem o selo de " comidas saudáveis ". A vantagem é que a maioria dos produtos é fácil de ser encontrada. Veja os detalhes e as respostas de alguns deles: 

1. Folhas verdes

Para começar, folhas e alimentos verdes escuros, como couve ou espinafre, são unanimidade para os especialistas. "Folhas verdes são ricas em nutrientes e têm baixas calorias", diz a gastroenterologista e especialista em nutrição na Universidade de Columbia, Shipa Ravella. Ela diz que esses alimentos contêm nutrientes poderosos como vitaminas A, C e K, potássio, magnésio, cálcio, ferro e fibra. Para favorecer ainda mais, a vitamina K ajuda na absorção de ferro pelo corpo. 

A couve é a queridinha dos nutricionistas. Ela contém muitos antioxidantes que ajudam a prevenir doenças como câncer e problemas cardíacos. Além disso, é ingrediente quase obrigatório dos famosos detox porque contribui para a digestão e para o bom funcionamento do fígado. 

Leia também: Dê um up na pele e na saúde com a pitaya vermelha

2. Blueberries

Aqui no Brasil é conhecido como mirtilo, mas blueberry também já é um nome bem comum. "Há ao menos 15 tipos diferentes de fitonutrientes nas blueberries e todos são antioxidantes potentes e protegem todo o corpo", afirma a nutricionista Michelle Babb. 

Para completar, essas frutinhas ainda têm fibras e carboidratos, o que ajudam tanto na boa digestão quanto para quem está em dieta e quer manter ou perder peso. Também são fontes de vitaminas como A, C e K e minerais. 

3. Alho

É considerado um super alimento pelos nutricionistas. Segundo Scott Schreiber, o alho contém alicina, um fitoquímico com diversas propriedades medicinais. É ótimo para combater vírus, bactérias e fungos. Também ajuda no combate a gripes. O alho ainda é conhecido por ajudar a reduzir o colesterol e os níveis de pressão. 

Para obter todos os benefícios, especialistas indicam o consumir esse alimento fresco, amassado e não cozido ao extremo porque a alicina perde a eficácia se levada ao fogo por mais de 10 minutos. 

4. Limão

De acordo com Courtney Baron, especialista em saúde e bem-estar, o limão faz bem para saúde do sistema digestivo e imunológico, além de pele e cabelos mais bonitos e saudáveis. "A vitamina C do limão ajuda na produção de colágeno e protege a pele de radicais livres que podem causar câncer", completa Courtney. 

Água saborizada com limão é uma ótima pedida para se hidratar, segundo nutricionistas
shutterstock
Água saborizada com limão é uma ótima pedida para se hidratar, segundo nutricionistas


Os nutrientes dessa fruta ainda ajudam a elevar o bom colesterol e a reduzir inflamações. E se quiser uma ajudinha na digestão, esprema algumas gotas de limão na água e beba ao longo do dia, sugere um dos nutricionistas consultados pelo site. 

5. Semente de chia

A coach Candice Seti defende essa semente no quesito comidas saudáveis: "Elas são ricas em ômega 3 e antioxidantes, dois itens que promovem uma melhora na saúde. A chia também é uma das melhores fontes de fibras, já que 40% da sua composição é desse nutriente. Ela vai te ajudar se manter saciado e contribuir para a boa digestão. Para completar, como tem cálcio e magnésio, é ótima para a saúde dos ossos". 

Você pode consumir as sementes de chia no café da manhã, com iogurte, outros cereais ou na receita de smoothies

6. Quinoa

Se a chia é rica em fibra, a quinoa é fonte de proteína. É ótima para quem segue uma dieta vegana - sem produtos de origem animal. 

7. Feijão

Outra fonte de proteína vegetal. "Além da proteína, é fonte de fibra e ajuda a reduzir os níveis de colesterol, açúcar no sangue e também é um aliado da dieta", comenta Vandana Sheth. Para evitar a sensação de inchaço e gases, deixe os grãos de molho de um dia para o outro antes do cozimento. 

8. Brotos

Esse vegetal é repleto de sulforofano, um bioquímico que aumenta as enzimas anti-câncer no corpo. Especialiasta ainda lembram que é muito fácil cultivar brotos em sua horta caseira, como os de alfafa. Eles crescem em espaços pequenos e não precisam de luz. 

9. Salmão selvagem

Esse peixe é famoso nas dietas, mas preste atenção para escolher o selvagem e não o criado em cativeiro para obter todos os benefícios. Esse salmão é fonte de ômega 3 - importante na redução do risco de doenças cardíacas e que também já foi associado a redução do risco de câncer e depressão - e gorduras boas para o corpo.

Salmão selvagem também está na lista de comidas aprovadas pelos especialistas
Arquivo
Salmão selvagem também está na lista de comidas aprovadas pelos especialistas


Segundo Kelly LeVeque, é uma opção de proteína perfeita ter energia, músculos e uma pele saudável. 

10. Avocado

Essa fruta também é fonte de gorduras boas e ovacionado pelos nutricionistas procurados pelo "Byrdie" para falar de comidas saudáveis. "É literalmente a comida perfeita. Eles são ricos em vitaminas K, C, B5 e B6 e também fonte de minerais. Também contêm mais potássio que a banana e com menos açúcar que a fruta. Para fechar, são cheios de fibra", afirma Daryl Gioffre, especialista que cuida da alimentação de diversas celebridades norte-americanas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!