O carnaval está aí, mas ainda dá tempo de se mexer e tentar "secar" até os dias de folia. Segundo Filipe Modesto, a dica é aproveitar os 15 dias que faltam para o sábado de carnaval para apostar em exercícios aeróbicos ou treinos intervalados.
Leia mais: HIIT é melhor opção para quem quer perder calorias em treinos curtos

"Atividades como spinning, aulas de zumba, Muay Thai, treino de HIIT e até pular corda possuem um grande gasto calórico", diz o personal trainer da Academia Leven. Para " secar ", inclua um desses exercícios na rotina.
Ele ainda dá detalhes da cada modalidade:
Spinning: é a aula de ciclismo indoor , na qual o aluno pedala em uma bicicleta ergométrica seguindo o ritmo e a carga ditadas pelo professor. "Além de promover um grande gasto calórico, a pratica do spinning fortalece os músculos dos membros inferiores", diz Filipe. Se quiser praticar, lembre-se sempre de ajustar a carga da maneira correta para evitar lesões. "Uma carga muito fácil também não irá produzir um efeito aeróbico para te ajudar a emagrecer", completa o profissional.
Zumba: aula de dança que faz sucesso nas academias. Nela, o professor ensina a coreografia, geralmente com ritmos latinos. "As aulas são caracterizadas como treinos intervalados e de total resistência, gerando assim um alto gasto calórico e aumentando o condicionamento físico e ajudando também no ganho de tônus muscular", diz Filipe.
Corda: pular corda parece uma brincadeira de criança, mas queima muitas calorias. "Esse é um dos melhores exercícios para tonificar os músculos das pernas, além de ajudar na agilidade e no condicionamento físico", fala o personal.
Muay Thai: "Essa arte marcial tailandesa pode queimar até 1.000 calorias em apenas 1 hora de treino. O Muay Thai também é excelente para melhorar a disposição, aumentar a resistência cardiovascular, melhorar o equilíbrio, fortalecer os músculos e definir o corpo, além de aliviar o stress."
HIIT: o famoso treino intervalado também e o melhor para quem quer um resultado rápido, além se der muito eficaz na queima de gordura. "Ele conta com movimentos realizados na máxima intensidade, intervalados com tempo de descanso. O treino proporciona um grande gasto calórico, e 24 horas depois da atividade física o corpo ainda continua queimando calorias", explica Filipe.
Leia mais: colunista do Delas ensina séries de HIIT para fazer em casa
Treino especial
E já que o HIIT é o líder na lista de exercícios para entrar em forma até a folia, Filipe indica um treino para você fazer em casa. Os exercícios propostos são os seguintes:
-
pular corda
-
abdominal remador ou militar
- deite com as costas no chão e estique braços e pernas. Eleve os braços, suba o tronco e, ao mesmo tempo, puxe as pernas em direção ao peito e as abrace.
-
agachamento livre
- em pé,
deixe
os pés paralelos, abertos na linha dos quadris, e os joelhos semi flexionados. Flexione os joelhos, projetando o quadril para trás até os joelhos atingirem o ângulo de 90 graus, sem que ultrapassem a ponta dos pés
. Volte à posição inicial
-
flexão de braço
- apoie mãos e joelhos no chão e desça o tronco em direção ao solo, flexionando os cotovelos. Cuidado para manter o corpo reto
- burpee - comece em pé, com os pés alinhados com os ombros. Agora, desça até a posição de agachamento, colocando as mãos no chão à sua frente. Jogue os pés para trás e fique na posição de flexão. Mantenha as mãos firmes no chão para suportar o corpo.Desça o peito para fazer uma flexão. Volte à posição inicial, jogue os pés para a frente. Levante e pule no ar, batendo palmas acima da cabeça
Leia mais: 6 equipamentos simples para turbinar a malhação em casa
Para secar até a folia, a ideia é fazer 30 segundos de cada exercícios na máxima intensidade - quantas repetições conseguir neste tempo - e descansar por um minuto. "Para iniciantes, faça 2 a 3 séries de 30 segundos. Para um nível intermediário, 3 a 4 séries de 30’ segundos. E o avançado, 4 a 5 séries de 30 segundos", orienta o personal.