Com os dias quentes ou um período de festas e folia como o carnaval, nada melhor do que vestir o shorts e exibir as pernas por aí. Mas o treino de pernas é bem-vindo o ano inteiro. 

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Treino de pernas define da panturrilha às coxas para você desfilar por aí

E nem todo treino de pernas envolve musculação e diversos aparelhos. A professora Audrea Lara ensina três movimentos de ballet pilates , modalidade que mistura dança com os exercícios do pilates, para trabalhar e definir da panturrilha às coxas

Separe objetos simples, como uma bola e um elástico, procure um apoio, que pode ser o encosto alto de uma cadeira ou mesmo uma parede. E a dica para todos os movimentos é manter a postura. Contraia o abdômen e estique a coluna, como uma bailarina . Agora é só começar:

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Exercício com bola

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Exercício com bola trabalha toda a coxa, principalmente a parte interna

O primeiro exercício trabalha a coxa, principalmente a parte interna, e a panturrilha. Pegue uma bola (pode ser emprestada do seu filho) e posicione-a entre as coxas, logo acima dos joelhos. Suba na meia ponta (retirando os calcanhares do chão) e aperte as pernas, pressionando a bola, e solte, sem deixar a bola cair. Audrea diz que o movimento é como se você quisesse deixar a bola oval. Mantenha o controle para não perder o equilíbrio e nem deixar a bola escapar. 

Exercício com elástico

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O elástico oferece resistência ao exercício

Aqui, o elástico, que pode ser um daqueles utilizados em costura, é que fará a resistência do exercício. Posicione-o a altura dos tornozelos. A sequência de movimentos será a seguinte: dê um passo para a direita esticando um pouco o elástico e, em seguida, dê mais um passo, agora esticando o elástico ao máximo. Repita do lado esquerdo. O exercício vai trabalhar as laterais das coxas. 

Ponta de pé

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Clássico eleve é ótimo para trabalhar panturrilha

E como estamos falando em balé, não poderia faltar um movimento clássico. Esse é, segundo Audrea, o eleve. Junte os calcanhares, com as pontas do pés para fora. Flexione levemente os joelhos e eleve os calcanhares, subindo na meia ponta. 

A professora indica, para esse treino de pernas, fazer séries de 8 repetições para cada exercício. Faça duas vezes todos os exercícios e repita a rotina de treinos pelo menos três vezes por semana. 

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