Pode treinar descalço ou isso faz mal para o corpo? A dúvida surgiu recentemente depois de a cantora Ivete Sangalo postar um vídeo em seu Instagram no qual aparece fazendo um exercício de agachamento sem usar tênis . Conversamos com Alexandre Franco, que é preparador físico e personal trainer, para responder essa questão.
Leia mais: Café verde é aposta da vez dos termogênicos; veja benefícios e cuidados
O profissional diz ser adepto dessa prática tanto para treinos na praia - na areia - quanto para as atividades em estúdio. "Sou particularmente apaixonado por esse minimalismo. Treinar descalço traz a sensação de estar livre. Todos os receptores neurais estão ativados", afirma Alexandre. "Ninguém nasce com o tênis no pé, mas isso se tornou uma cultura e até um estilo de vida", completa.
Entretanto, para também deixar os calçados de lado é preciso alguns cuidados. De acordo com o preparador, o tênis é, em alguns momentos, um auxílio para o corpo. Por exemplo, ajuda a absorver o impacto
em atividades em piso duro que envolvam corridas
e saltos.
E ter esse artefato é indicado, principalmente, para quem está começando nas atividades físicas. "Se quiser começar a correr, precisa se condicionar e treinar para evitar problemas. Vale procurar o melhor calçado e também fazer um trabalho de fortalecimento muscular para ter um respaldo ao corpo. Com o treino, você irá fortalecer o corpo de modo geral e, gradativamente, estará preparado para diminuir o tamanho do amortecimento ", explica o preparador físico do BRW Sports Group.
O que não é recomendado é apressar os processos. "Não pode querer começar sem estar condicionado, muitas vezes acima do peso, e correr sem tênis no chão duro. Não há organismo que aguente", comenta.
O tênis também é um surpote. "Ele molda a maneira como você pisa e ajuda a corrigir ou compensar alguma coisa que o corpo não consegue sozinho. Quando abre mão desse acessório, o corpo precisa fazer aquilo que não fazia antes. Por isso é preciso de treino e condicionamento", detalha Alexandre.
Leia mais: Treino ao ar livre é a aposta para o verão; veja série para enxugar a gordura
Sinta-se confortável
O recado do profissional é buscar conforto e motivação para a atividade física. Se gosta e está apto para deixar o calçado de lado, faça isso. Se preferir, continue com o tênis. O essencial é se movimentar e aproveitar os benefícios dos exercícios para o corpo e para a mente.
"Não há nenhuma restrição quando a treinar descalço. O que importa é sentir bem", conclui Alexandre.