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Com a massa preparada com a farinha adequada e bons ingredientes, a pizza é uma refeição completa e muito nutritiva

Pizza é a inimiga número um da dieta saudável? Nem sempre. Se prestar atenção ao preparo e aos ingredientes, essa delícia é uma refeição completa. 

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Segundo nutricionistas consultados pelo programa da TV americano "Today", a pizza pode conter vários tipos de alimentos que devem fazer parte de uma dieta saudável : grãos, proteínas e vegetais. O segredo é saber combiná-los. 

Pizza cabe, sim, em uma dieta saudável, basta ficar atento aos ingredientes
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Pizza cabe, sim, em uma dieta saudável, basta ficar atento aos ingredientes


Queijos

A primeira dica é fazer sua pizza em casa, assim ficará bem mais simples escolher os melhores ingredientes. De acordo com os especialistas, uma das grandes armadilhas desse prato é o queijo. Fuja da tradicional receita de quatro queijos se estiver de olho na balança! O ideal é deixar de lado os queijos amarelos e procurar aqueles com reduzido teor de gordura. 

Proteínas

Busque fontes magras de proteína, como frango ou peixes. Já que está fazendo a receita em casa, invista em um refogado de frango com temperos naturais e use-o desfiado sobre a massa. 

Extras

Para completar, lembre-se dos vegetais. Pizza combina com abobrinha, brócolis e rúcula. Cogumelos também são fontes de proteína e caem bem na receita. E se quiser mais saber, inclua um pouco de pimenta, que além de temperar, é um ótimo termogênico. 

Massa

Aqui, prefira as farinhas integrais às brancas. Com isso, terá um alimento menos processado e carboidratos complexos. A farinha branca é um carboidrato simples e seu consumo contribui para que ocorram picos de insulina no sangue, por conta do alto índice glicêmico do alimentos. E esses picos estão ligados ao acúmulo de gordura. Portanto, escolha os carboidratos complexos, que possuem índice glicêmico menor. 

Em entrevista ao Delas, a nutricionista Mariana já ressaltou que vale a pena combinar o carboidrato com outros alimentos para evitar o acúmulo de gordura e o peso extra. O recomendado por ela foi aliar esse nutriente a lguma fibra ou proteína. O carboidrato geralmente é digerido de forma rápida e as fibras e proteínas, não. Com essa combinação, o processo de digestão será mais lento, assim como a absorção de nutrientes. Para completar, ficará com a sensação de saciedade por mais tempo. 

Na pizza ideal, a massa também deve ser fina e sem bordas recheadas. 

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Dicas para fazer em casa

O "Today" ainda dá sugestões de preparo. A massa, por exemplo, pode ser substituída por uma fatia de pão sírio integral ou uma tortilla pequena. Use molho de tomate caseiro, vgetais e salpique um queijo magro para finalizar. Assim, terá uma refeição rápida e que combina perfeitamente com a dieta saudável. Para acompanhar, prepare uma salada e um suco de frutas natural. 

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