Tamanho do texto

Atleta Cris Senna ensina a passo a passo para superar os excessos cometidos nas festas de final de ano até o feriadão

Você “enfiou o pé na jaca” no final de ano, foi um desafio desviar das comidas maravilhosas das ceias e dos momentos de folga? Notou que as roupas já não estão servindo tão bem quanto estavam no ano passado? Ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e recuperar a forma até o Carnaval, no final de fevereiro.

+ Levantamento de peso com mortal: atleta bomba na web com exercícios malucos

“É comum que, no período de Natal e Ano Novo, com muitas reuniões de final de ano e encontros com amigos e familiares, algumas pessoas abandonem os hábitos saudáveis e passem a consumir alimentos mais calóricos, doces e outras guloseimas servidas durante as confraternizações. A boa notícia é que é possível, sim, encarar o desafio e voltar ou entrar em forma rapidamente, em cerca de seis semanas”, afirma Cris Senna.

Ela sugere uma lista com seis dicas vão ajudar a acelerar a  queima de gordura corporal e ter sucesso na “corrida” pela boa forma:

1- Inclua 12 minutos de exercícios físicos em sua rotina

Atleta desenvolveu o Desafio Vip 60 e os exercícios, claro, não poderiam ficar de fora
Divulgação
Atleta desenvolveu o Desafio Vip 60 e os exercícios, claro, não poderiam ficar de fora

Muita gente acredita que deve entrar na nova rotina saudável "de cabeça", e por isso se propõe a passar de 1 a 2 horas por dia treinando, achando que a melhora da forma física deve envolver um enorme sacrifício. “É claro que é um processo que precisa de comprometimento e disciplina, mas ser radical, além de representar riscos à saúde, atrapalha a mudança de estilo de vida", comenta Cris.

A introdução dos treinos no dia a dia deve ser gradual. "Para os sedentários, adotar sessões de 12 minutos de exercícios, por 3 a 4 vezes por semana, é o suficiente para começar a ganhar resistência e acostumar o organismo”, ensina a atleta.

 2- Faça um esforço diário para melhorar sua alimentação

Pense todos os dias na alimentação para criar novos hábitos saudáveis e evitar deslizes
Divulgação
Pense todos os dias na alimentação para criar novos hábitos saudáveis e evitar deslizes

A mudança nos hábitos alimentares é outro desafio que pode acabar prejudicando a resolução de ter uma vida mais saudável.  “Na correria do dia a dia, o perigo é acabar desistindo de comer bem devido às  tentações que se encontra em restaurantes de buffet self service, como frituras e massas. Por isso, para quem passa o dia fora, levar marmita pode ser uma boa opção, pois fica mais fácil controlar a qualidade e quantidade dos alimentos, evitando doces, excesso de sal e outros ‘vilões’ da alimentação saudável”, aconselha. 

De forma geral, evitar industrializados e intensificar o consumo de frutas e legumes já costuma ajudar a melhorar bastante a qualidade das refeições. “Manter um diário alimentar também é uma boa dica, assim fica mais fácil lembrar de comer na hora certa e controlar melhor os alimentos, fugindo daquele 'lanchinho' calórico no meio da tarde”.

+ Café x chá verde: qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer?

3- Estabeleça metas e prazos para si mesmo

Metas por etapas ajudam a manter a motivação em alta
Divulgação
Metas por etapas ajudam a manter a motivação em alta

Desafiar a si mesmo é fundamental nesse processo. A pessoa que não se exercita e decide incluir os treinos no dia a dia tem que ter em mente que passará de sedentário a iniciante, de iniciante para um nível intermediário para, depois, ir para um nível avançado. “Ninguém ganha condicionamento do dia para a noite, é um processo constante. Por isso, para não desanimar no meio do caminho, indico estabelecer metas para si mesmo. Por exemplo, trocar o treino por um mais intenso a cada 15 dias, ou atingir um determinado peso. Isso ajuda muito a manter a pessoa motivada, pois percebe cada avanço conquistado”. 

4- Não caia na armadilha da balança

É um erro querer se pesar todos os dias, segundo Cris
Divulgação
É um erro querer se pesar todos os dias, segundo Cris

Quando se inicia uma jornada rumo a uma vida mais saudável, também é muito tentador querer checar o peso o tempo todo, várias vezes ao dia, principalmente para quem tem uma balança em casa. No entanto, de acordo com a especialista, esse é um erro que deve ser evitado.

“O peso corporal varia muito de um momento para o outro do dia, dependendo dos líquidos e alimentos ingeridos e outros fatores. Além disso, não é somente o peso que indica o progresso na forma física, como também a perda de medidas e o ganho de massa magra. A melhor forma de notar a perda de medidas é através das roupas, que ficam mais largas, principalmente na cintura e no quadril, regiões que costumam acumular mais gordura”.

5- Detox do corpo

Aposte em um suco detox como opção de lanche entre as principais refeições
Divulgação
Aposte em um suco detox como opção de lanche entre as principais refeições

Outra medida que auxilia no emagrecimento é o chamado efeito “detox”, ou seja, desintoxicar o organismo do excesso de sal, açúcar, gorduras e toxinas em geral. “Além da alimentação saudável e dos treinos, para obter bons resultados é importante cortar o álcool ou consumi-lo com muita moderação. Os sucos detox também são muito bem-vindos, pois aceleram o metabolismo e desintoxicam o corpo, ajudando a evitar a retenção de líquidos”, indica a atleta. Segundo ela, os sucos são boas opções para lanches entre as refeições.

6- Respeite seus limites e siga em frente

Tenha calma e vá no seu ritmo, orienta a especialista
Divulgação
Tenha calma e vá no seu ritmo, orienta a especialista

Não tenha pressa! “A ansiedade excessiva atrapalha, pois ninguém vira atleta de um dia para o outro. O que importa é a persistência, pois quando uma pessoa resolve mudar de vida, os resultados aparecem, mais cedo ou mais tarde. O principal é não desistir do desafio e manter a rotina saudável. Os ganhos são notados na saúde, na forma física e no bem-estar diário. As pequenas vitórias devem ser valorizadas, para que a pessoa não desanime nunca”.

Desafio agora vai ser não ficar em forma! 

+  Banho revigorante: 4 receitas para fazer em casa e levantar o astral

    Leia tudo sobre: instaig
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.