Frutas da época, fresquinhas e no ponto do consumo, deixam qualquer cardápio mais saudável e saboroso. E agora no calor, elas ainda podem refrescar e virar preparos nutritivos de sucos, smoothies e outras receitas. 

Como congelar frutas e vegetais e preservar os nutrientes? Nutricionista ensina

As nutricionistas Patrícia Cruz e Renata Guirau, do Oba Hortifruti, montam uma lista com frutas da época que têm a cara do verão. São alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado nos dias mais quentes, dão uma forcinha para saúde e ainda ajudam na dieta. Veja os detalhes e inclua essas frutinhas em sua próxima lista para ir à feira ou ao mercado: 

Acerola

Acerola lidera a lista de frutas da época
Thinkstock/Getty Images
Acerola lidera a lista de frutas da época

No verão, segundo Renata, precisamos de mais vitaminas antioxidantes para o nosso bem-estar. "A acerola, uma das frutas mais ricas em vitamina C , pode ser uma ótima aliada no combate aos radicais livres. Além disso, é umafruta de baixa caloria , que ajuda a manter a forma", afirma a nutricionista

Você pode apenas lavá-la e consumi-la ou fazer uma polpa, batendo-a no liquidificador com o mínimo de água. Congele a polpa e depois use para sucos e picolés. "Batida com água de coco fica uma delícia.", diz Renata. 

Coco

Falando em água de coco, a polpa do fruto também é muito bem-vinda nesta época. O coco seco é rico em fibras e gorduras boas e combina com lanches intermediários. "Na hora da compra, uma dica é chacoalhar o coco para ver se tem água dentro. Se tiver, ele estará mais fresco", ensina Renata. 

Água, óleo e mais: 6 formas de incluir o coco na dieta e ser mais saudável

Melancia

Renata e Patrícia concordam que essa fruta é a cara do verão. De acordo com Patrícia, ela é uma aliada e tanto na questão da hidratação , já que é composta 95% de água. Também contribui para a dieta, já que auxilia em  detox natural depois de algum excesso. 

A fruta ainda é boa amiga da pele. "Ótima fonte de licopeno, a melancia também nos fornece uma grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a manter a pele saudável", comenta Renata

Ela ainda pode virar uma receita termogênica . Basta combinar com gengibre. Bata a polga com o alimento termogênico , que acelera o metabolismo e auxilia no processo de queima de gorduras e emagrecimento, para fazer sucos e picolés caseiros. Como a melancia já é bastante doce, não precisa adoçar essa receita. 

Abacaxi

De acordo com Patrícia Cruz, é mais uma das frutas da época com bastante água em sua composição - cerca de 86%. Rico em vitamina A e C, possui ação desintoxicante e refrescante.

Limão

É preciso muito cuidado ao manipular essa fruta, pois se ocorrer exposição ao sol e na pele estiver suco de limão, você pode ganhar algumas manchas. Segundo as profissionais, a fruta é mais uma da lista dos ricos em antioxidantes e de baixa caloria. 

O limão pode dar um sabor a mais na água e ajudar na hidratação nos dias mais quentes. Basta lavar bem, cortar algumas rodelas e colocar em água gelada por alguns minutos antes do consumo. 

Manga

"É uma fruta energética e está uma delícia nessa época! A manga é rica em betacaroteno , que ajuda a manter o bronzeado em dia", ressalta Renata. 

Uma dica é usar a manga para compor saladas com folhas escuras, como a rúcula.

Pêssego

Patrícia diz que o pêssego também contribui para uma pele bonita, graças a seu efeito antioxidante. Também contém sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B, além de carboidratos e fibras. 

Pera

Cuidar da saúde e da dieta também incluir pensar no bom funcionamento do intesno. Com processos de má digestão, você pode se sentir inchado, por exemplo. Aposte na pera, que é rica em fibras. Ela também contém sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio.

Vale lembrar que a indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que sejam consumidas cinco porções de frutas por dia. Aproveite as frutas da época para completar essa cota com sabor e bons nutrientes. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!