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Boa alimentação contribui, e muito, para um bom desempenho em uma das provas de rua mais tradicionais do Brasil. Nutricionista dá dicas

Para encarar uma corrida de 15 km como São Silvestre é preciso treino e preparo físico. Além disso, a alimentação é parte importante para um bom desempenho na tradicional corrida de rua . E isso vale tanto para quem está lá no pelotão de elite, como para quem é amador e está apenas em sua primeira prova. 

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Prepare o corpo para a São Silvestre com uma boa alimentação
DIVULGAÇÃO/SÃO SILVESTRE
Prepare o corpo para a São Silvestre com uma boa alimentação

A nutricinista Mariana Nacarato, da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), dá dicas do que comer um dia antes, no dia da corrida e durante a São Silvestre . Anote e prepare-se para cruzar bem a linha de chegada e comemorar: 

Um dia antes da corrida

O que você vai comer na véspera da prova pode influenciar no desempenho nas ruas de São Paulo. É o momento de ingerir carboidratos , para garantir energia ao corpo e já se preparar para os 15 km que terá pela frente. "Pães, biscoitos e massas são ótimas opções, pois reforçam os estoques de glicogênio no fígado e músculos liberando energia durante a atividade física”, detalha a nutricinista. 

Mariana ainda sugere evitar refeições mais pesadas na véspera, principalmente aqueles pratos ricos em gordura, proteína e açúcares. Isso tudo pode dificultar a digestão e até atrapalhar a boa noite de sono necessária antes da prova. 

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Café da manhã antes da corrida

A largada da São Silvestre será às 9h, portanto, acorde cedo para ter tempo de se alimentar com um bom café da manhã. Para evitar qualquer desconforto na corrida, a sugestão de Mariana é se programar para comer em torno de uma hora e meia antes da prova.

E ainda vale a ideia de investir em carboidratos na primeira refeição do dia. Esse nutriente pode vir do pão branco ou do integral . A nutricionista sugere combinar, por exemplo, a versão integral com ovo mexido (cuidado para não exagerar na gordura no preparo) e um suco de laranja. Já o branco pode ser completado com queijo cottage ou requeijão light. Incremente com uma porção de mamão com aveia e água de coco. 

Se for daquelas que não abre mão do pão com manteiga, Mariana diz que possível ingerir uma fatia de pão integral com uma camada fina da gordura. Para completar, invista em uma vitamina de leite banana e aveia. 

Com essas combinações, o corpo irá receber a energia dos carboidratos e também as fibras dos cereais e as proteínas do queijo ou do ovo. Ou seja, um refeição completa e que irá te deixar saciado por mais tempo. 

Durante a corrida

A São Silvestre é uma corrida longa e recomenda-se manter a alimentação durante o percurso. Para isso, leve com você  géis de carboidrato , que darão energia e são de rápida digestão. O ideal é se alimentar a cada hora de prova. E não se esqueça da hidratação , também fundamental antes, durante e depois dos 15 km. Não deixe de pegar um copinho de água nos postos de hidratação. Beba alguns goles e devagar, para não ficar com a sensação de "aquário" no estômago, e também use a água para molhar o corpo e a cabeça e se refrescar. 

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