Verão combina com uma alimentação fresca, cheia de frutas e sucos. Entretanto, as férias não combinam tanto assim com dieta, nós sabemos. Mas com algumas dicas bem simples é possível aproveitar o que é vendido na praia
sem sair da linha. Até na areia há comidinhas que podem virar lanches saudáveis.
Leia também: Alimentação saudável pode ser prática, sim! Nutricionista dá dicas e receitas
A endocrinologista Giulianna Pansera indica levar alguns alimentos de casa, mas também mostra como escolher lanches saudáveis nos quiosques e barraquinhas que você vai encontrar por ali.
De casa para a areia
Para Guilianna, as frutas que não precisam de refrigeração são ótimas aliadas para quem vai passar o dia estendido na canga. "Dê preferência para banana (89kcal por porção de 100 gramas), que é protegida pela casca, maçã (52kcal), uva (69kcal) e nectarina (44kcal) que podem ser consumidas com a casca", sugere. Se quiser levar as frutas cortadas, armeneze em potinhos e pingue algumas gotinhas de limão, assim elas não vão escurecer.
Vegetais também são boas pedidas, mas nesse caso a endrocrinologista indica armazenar em uma bolsa térmica - coloque uma placa ou bolsas de gelo no fundo para manter tudo geladinho. "Cenouras baby , pepinos cortados em tiras e tomatinhos cereja são snacks deliciosos e podem ser incrementados com flor de sal com ervas ou sal rosa", diz a médica.
Ela ainda sugere uma combinação diferente, mas que vai te alimentar e manter saciado por mais tempo: maçã com pasta de amendoim. Esse lanchinho é rico em fibras e, por isso, traz a sensação da saciedade.
Leia também: 5 frutas perfeitas para levar na bolsa e manter uma alimentação saudável
Nas barraquinhas e quiosques
O biscoito de polvilho é um clássico das praias, principalmente as do Rio de Janeiro, e pode ajudar a matar a fome. A vantagem que é não precisa se refrigeração e um pacote dura o dia inteiro mesmo sob o sol. Mas Guilianna lembra que é leve, mas contém açúcares e, portanto, deve ser ingerido com moderação.
Uma boa ideia é apostar no milho , bastante nutritivo na versão cozida. Só fique atenta para não carregar no sal e dispense a manteiga.
Ainda com fome? Se prestar atenção aos ingredientes, dá para dar um pulinho ao quiosque e pedir um sanduíche natural . Prefira os preparados na hora àqueles que são vendidos na areia.
Leia também: Dieta sem carboidrato coloca seu cérebro em risco, entenda
Evite a maionese, ingrediente calórico e que também pode estragar rapidamente sob o calor do verão. Escolha aqueles com pão integral - mais um alimento rico em fibras que vai ajudar com a saciedade - e recheio com ricota e queijos magros, além de uma salada.
Passou o carrinho do sorvete bem ao seu lado? Então prefira aqueles sacolés , ou geladinhos , feitos de suco natural e sem açúcar. Se não tiver essa opção, continue na versão de frutas no lugar dos sabores com chocolate ou leite. Segundo a endocrinologista, o picolé de uva tem 56 kcal, enquanto o de coco, que geralmente leva leite na receita, chega as 165 kcal.
Para completar os lanches saudáveis, não se esqueça de se hidratar ao longo do dia. como diz Guilianna, a garrafinha de água será sua melhor amiga. Aposte também na água de coco, que tem sais minerias e alto poder de hidratação.