Tamanho do texto

Beber água em excesso causa vômitos, dores de cabeça e pode até matar. Entenda os riscos de uma overdose da bebida no organismo

Devemos beber dois litros de água por dia. Provavelmente você já escutou essa máxima algum momento. Sim, o líquido faz bem à saúde e é necessário, mas se ingerido em excesso traz diversos riscos ao organismo. 

Água para perder barriga? Veja 4 receitas para turbinar a dieta

Água faz bem à saúde, mas em excesso pode matar
Creative Commons
Água faz bem à saúde, mas em excesso pode matar


O jornal britânico "Metro" noticiou recentemente que uma mulher de 59 anos, que não teve a identidade revelada, foi parar no hospital depois de uma "overdose de água ". Segundo a reportagem, ela tentava fazer um detox no corpo e, por isso, ingeriu mais de 300 ml do líquido a cada meia hora.Com isso, acabou bebendo muito mais do que é o aconselhado para se manter saudável. 

O objetivo era "limpar" o corpo, mas ela acabou se colocando em risco. Com tanto líquido, os níveis de sódio no organismo despencaram. Ainda de acordo com a publicação, a mulher teve de ficar 24 horas internada e teve momentos em que perdeu a memória durante esse período. Foi indicado que ela só ingerisse 1 litro de água nas próximas 24 horas. 

A senhora logo melhorou e o corpo mostrou níveis mais regulares de sódio. 

Riscos da "overdose de água"

Outra máxima que é uma verdade é que qualquer substância em excesso, faz mal. Quando se bebe uma quantidade extrema de água, desenvolve um caso de  hiponatremia , que significa sal insuficiente no sangue. Com tanto líquido, os níveis de sódio podem diminuir drasticamente e o sangue ficar mais "diluído". Isso já foi explicado em um artigo publicado pela "Scientific American". 

Quando dar água para o bebê?

Esse quadro pode provocar dores de cabeça, náuseas, vômitos, confusões mentais (ou perda de memória, como no caso retratado pelo "Metro") e até a morte. A publicação americana lembra de um caso de uma mulher que morreu na Califórnia, em 2007, depois de participar de uma competição para ver quem conseguia beber mais água. A mulher de 28 anos ingeriu 6 litros do líquido em três horas. Depois, começou a vomitar e ter fortes dores de cabeça. A jovem morreu por intoxicação. 

A água contribui para o que o corpo faça um detox, eliminando toxinas de maneira natural e diminuindo o inchaço. O indicado por médicos e nutricionistas é manter o corpo bem hidratado. Estudos divergem sobre a quantidade ideal da bebida que deve ser ingerida por dia. Na dúvida, beba água sempre que sentir sede, afirma o artigo da "Scientific American". 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.