Quantas mulheres sofrem com cólica no período menstrual? E esse problema pudesse ser resolvido com uma barra de chocolate? Essa é a ideia de uma marca suíça. As informações são so jornal local "20 Minuten".
+ Aprenda 12 maneiras de combater a cólica menstrual
De acordo com Marc Widmer, criador da guloseima, o chocolate contém 60% de cacau e uma lista de 17 ervas cultivadas nos Alpes e montanhas e que atuam no alívio da cólica e dores. "Isso tornará os dias da menstruação mais confortáveis", disse Marc, que é chocolatier e já trabalhou como chef de confeitaria em hoteis renomados, à publicação suíça. A novidade já se espalhou e ganhou destaque em jornais da Europa e por aqui.
Ele explica que o produto ajuda no combate a dor ao combinar as ervas com as moléculas do chocolate. Com isso, os níveis de serotonina no corpo são elevados e há uma sensação de calma e melhora no humor. Para Marc, a novidade promove um bem-estar geral já que junta o prazer de comer um chocolate com uma solução para a dor.
+ Sexo na menstruação: prática pode aumentar prazer feminino e até aliviar cólicas
Outros chocolates
A ideia de usar o chocolate no período menstrual não é nova. Segundo reportagem do jornal britânico "Daily Mail", uma pequena quantidade do doce de alta qualidade, com 65% cacau ou mais, já foi apontada como "remédio" para dor e alívio de sintomas da TPM. Esse tipo de chocolate contém substâncias como magnésio, que ajuda a aumentar a energia do corpo e combater as cólicas. Além disso, a versão amarga é rica em antioxidantes, como os flavonoides, que trazem benefícios à saúde.
+ 30g de chocolate amargo ao dia reduz colesterol e risco de doenças vasculares
Alguns estudos já apontaram que até o clássico chocolate ao leite pode fazer bem. Uma pesquisa da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, afirma para que essa versão se torne mais saudável é preciso adicionar compostos fenólicos à formula, como pele de amendoim. Com essa mistura, ele também ficaria com uma boa quantidade de antioxidantes. E os pesquisadores afirmam ainda que tal adição não altera o sabor final do chocolate.
Por enquanto, o novo chocolate contra cólica da marca suíça não é comercializado no Brasil. Na terra dos Alpes, o produto custa AUD$16, aproximadamente R$ 40.