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Dieta inversa, na qual você come carboidratos à noite, está fazendo sucesso e adeptos dizem que conseguiram ótimas mudanças no corpo

Carboidrato à noite engorda. Nada de comer pão depois das 18h. Esqueça a massa no jantar. Essas são algumas máximas que quem faz dieta já deve ter escutado por aí. Muita coisa disso não passa de mito e tem uma dieta que anda fazendo sucesso e defende aquele prato de macarrão no jantar. 

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Carboidrato está liberado no jantar? Parece que sim!
Divulgação
Carboidrato está liberado no jantar? Parece que sim!


Chamada de "Dieta do meio dia", segundo informações do jornal britânico "The Independent", ela combate a ideia de que é preciso cortar os carboidratos de acordo com determinados horários. De acordo com o plano desenvolvido pelo fisiculturisma Nate Miyaki, de São Francisco, você só precisa se atentar com o que vai comer em metade do dia. 

Para ele, a explicação dessa dieta está na história. "Nossos ancestrais passavam o dia caçando e procurando comida e só tinham a noite para se alimentar, geralmente quando se reuniam para festejar", explica. Ao longo do dia, durante a caçada, eles comiam proteínas e alimentos verdes e, à noite, ingeriam os carboidratos. 

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O fisiculturista diz ainda que a dieta foi desenvolvida com base em um estudo sobre obesidade de 2011. A pesquisa analisou dois grupos: um que consumia a maior parte dos carboidratos no jantar e o outro em uma dieta normal. O resultado foi que o grupo dos carboidratos no período noturno tivem maior perda de peso, gordura corporal e circunferência abdominal. 

Nem tudo é tão simples...

Calma, há uma pegadinha na dieta de Miyaki. Não é porque a massa foi liberada no jantar que você pode comer tudo o que estiver pela frente. É importante controlar a quantidade de alimentos ingeridas e também praticar exercícios. 

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A qualidade do carboidrato também deve ser levada em conta. Um complexo, como pão integral, será melhor que o simples, como o pão branco, já que oferecerá fibras que promoverão uma sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, os simples e refinados fazem com que aconteçam picos de açúcar no sangue (o índice glicêmico), e tais picos ajudam a logo logo ter vontade de comer novamente. 

Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata-doce, e os complexos
Thinkstock/Getty Images
Prefira carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata-doce, e os complexos


Mito do horário

O que nutricionistas explicam é que o simples fato de dizer que pão ou massa à noite engordam é um mito. O carboidrato, se consumido em excesso, irá engordar em qualquer horário do dia. Entretanto, a pessoa equilibrou a alimentação e quiser jantar um lanche nutritivo, como um pão integral com frango desfiado, não há problemas, como explica a nutricionista Mariana Nacarato, da consultoria Equilibrium. O segredo é balancear as refeições e não abusar. 

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