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Se você tem dificuldades, para dormir bem durante a noite, saiba que criar uma rotina, tomar um banho e até se livrar das roupas podem te ajudar

Dormir bem é essencial para ter dias mais prazerosos e até produtivos no trabalho, além de ser um descanso obrigatório para o corpo. De acordo com o o neurologista Luciano Ribeiro Pinto,  durante o sono o organismo organiza tudo o que aconteceu durante o dia, armazenando as informações na memória, o aprendizado e, é claro, ainda repõe a energia liberada durante o dia.

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A falta de sono, além da clássica irritabilidade e mau humor, pode causar dores no corpo e, a longo prazo, deixar a pessoa mais predisposta a doenças e até mesmo à depressão. Se você sofre com dificuldades para dormir bem durante a noite, veja algumas dicas para conseguir sanar esse problema:

Algumas dicas simples do que fazer ou evitar durante a noite podem te ajudar a dormir bem. Confira!
Thinkstock/Getty Images
Algumas dicas simples do que fazer ou evitar durante a noite podem te ajudar a dormir bem. Confira!


1. Estabeleça uma rotina

Independentemente do que você faça no fim do dia, procure estabelecer uma rotina de seus hábitos antes de dormir para acostumar o corpo. Marque um horário para iniciar essa rotina e, ao acertar o despertador, não estabeleça apenas o horário para acordar, mas sim para ir dormir também.

2. Só vá para cama quando estiver com sono

De nada adianta ir para cama cedo – para tentar dormir antes – se você não sente sono. Depois de estabelecer uma rotina para o corpo, perceberá qual horário sente sono para ir para cama. Indo deitar-se sempre no mesmo horário, depois da rotina, você conseguirá desacelerar o metabolismo para, naturalmente se preparar para dormir. De acordo com o site americano My Domaine, um estudo confirmou que ficar na cama por muito tempo pode te despertar ao invés de te fazer dormir mais cedo.

3. Não faça exercícios pouco antes de dormir

O período permitido para malhar sem que afete o sono é até 3 horas antes de dormir, pois os exercícios te deixam mais agitada, o que pode dificultar a chegada do sono. Além disso, por estimular a disposição, os exercícios são mais recomendados pela manhã, para que seu dia seja mais ativo.

4. Evite cafeína à noite

Como muitos sabem, a cafeína também é uma substância estimulante.Por isso evite café, chá mate ou preto e também refrigerantes à base de cola perto da hora de ir para cama. Se desejar beber alguma coisa quentinha pela noite,  prefira chás de erva-cidreira, erva doce ou camomila. Outra alternativa que embala o sono de muitos é uma caneca de leite quente.

5. Evite bebida alcoólica

Por mais que uma taça de vinho pareça te relaxar logo após o consumo, em pouco tempo as bebidas com álcool levam à excitação, que pode durar mais de três horas. Por isso cervejas, vinhos ou destilados podem piorar a insônia e dificultar que você caia no sono.

6. Cuidado com a alimentação

Ir para cama com fome ou sede, acreditando que o sono alimenta, é um erro. As necessidades do corpo não vão te deixar dormir, especialmente se você já tem dificuldades para cair no sono.

Mas comer muita gordura ou proteína também podem ter o mesmo efeito. Como essas substâncias demoram a ser digeridas, elas podem deixar uma sensação de peso no estômago. A dica é fazer um jantar leve.

7. Tome banho quente

A água quente libera a musculatura e as tensões. Uma dica é deixar a ducha do chuveiro cair sobre a nuca, para relaxar antes da cama. Outra sugestão é deixar o banheiro com as luzes apagadas e iluminado por velas, ou à meia luz.

8. Arrume o quarto

O quarto também deve ser bem preparado para o sono. Quanto mais escuro ele estiver, mais propício para você dormir bem. A luz bloqueia o hormônio responsável por regular o sono, a melatonina.

9. Evite aparelhos eletrônicos

Também para evitar que a luz dos aparelhos interfiram de forma ruim no sono, evite computador, televisão e até mesmo o hábito tão comum de usar o celular logo antes de dormir.

10. Toque seu rosto

Outra maneira de relaxar quando já estiver na cama: esfregue uma palma da mão na outra para esquentá-las e, logo após, coloque-as sobre os olhos. Enquanto suas mãos passam calor para essa regiã, respire lentamente para que o sono chegue aos poucos

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11. Controle a ansiedade

“Tentar dormir”, adotando o sono como uma obrigação naquele momento gera ansiedade e pode te deixar ainda mais insône. Ficar olhando o relógio frequentemente enquanto não consegue dormir e tentar calcular quantas horas ainda tem de sono não vai ajudar.

12.  Durma pelada!

Se você é do tipo que não gosta de dormir de roupas, um novo estudo diz que você está certa. De acordo com o site My Domaine, um estudo mostra que dormir nu, além de te ajudar a dormir bem, acelera o metabolismo e ainda aumenta a intimidade se você estiver dormindo acompanhada.

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