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Cortar carnes do cardápio - e até ampliar para qualquer alimento de origem animal - faz bem, mas querer alguns cuidados. Nutricionista dá as dicas

A lista de famosas que segue uma alimentação vegetariana é extensa e uma das adeptas dessa dieta é Bruna Marquezine . A atriz, que tem uma lista extensa de produções na Globo com direito a novelas e séries, como " Nada Será Como Antes ", arranca suspiros em cenas ousadas e um corpo escultural. 

Bruna Marquezine diz seguir uma dieta vegetariana há nove meses
Reprodução/Instagram
Bruna Marquezine diz seguir uma dieta vegetariana há nove meses


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Ao site oficial da emissora, Bruna Marquezine comentou que segue uma dieta vegetariana . Ela disse que no começo da nova alimentação até engordou, porque sem as carnes , há uma tendência de abusar de massas, pães e outros carboidratos . Entretanto, logo se adaptou ao novo cardápio. 

Bruna Marquezine como Beatriz em 'Nada Será Como Antes'
Divulgação
Bruna Marquezine como Beatriz em 'Nada Será Como Antes'

Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, seguir o exemplo de Bruna e mudar o cardápio faz bem à saúde. Ela faz uma lista com os 10 benefícios de cortar carnes da dieta: 

1. Isenta o consumo de gordura saturada , que tem correlação com doenças cardiovasculares;

2. Ao retirar a carne, o cardápio tende a ser rico em outros alimentos, como legumes , verduras e frutas . Eles são ricos em minerais, fontes de vitaminas e ainda contém antioxidantes que ajudam no combate a diversas doenças; 

3. A alimentação e rica em fibras (com grãos e verduras, por exemplo) que auxiliam o funcionamento do trânsito intestinal. 

4. Estimula o consumo de cereais integrais (arroz, quinua, farelo de trigo entre outros) que auxiliam na saciedade. Eles são os caboidratos complexos, que não estimulam picos de açúcar no sangue (esses picos - alto índice glicêmico - faz com que pouco após a refeição já se tenha fome de novo);

5. O cardápio vegetariano ou vegano propicia um elevado consumo de leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja), fontes de ferro e proteína de baixo valor biológico;

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6. Dependendo das preparações dos alimentos permitidos e quantidade, consiste em uma dieta de baixa intensidade calórica;

7. São liberadas oleoginosas, como castanha de cajú , castanha do Pará ou nozes. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação pelo alto índice calórico, mas são fontes de gorduras boas, as poli-insaturadas; 

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8. Alguns estudos mostram que com a dieta vegana há proteção contra alguns tipos de câncer;

9. Pesquisas também indicam uma menor incidência de infarto agudo do miocárdio na população vegetariana mundial;

10. Auxilia na redução de peso.

Bruna disse que até engordou ao cortar as carnes, mas a dieta vegetariana equilibrada pode ajudar a emagrecer
Divulgação
Bruna disse que até engordou ao cortar as carnes, mas a dieta vegetariana equilibrada pode ajudar a emagrecer


Cuidados para quem segue uma dieta vegetariana

Patrícia Cruz ainda cita algums cuidados para quem quer seguir esse tipo de alimentação. Os veganos, por exemplo, devem ficar atentos à ingestão de cálcio, afinal, eliminam do cardápio produtos como queijos e leite. "Deve-se garantir a ingestão desse nutriente por meio de alimentos como tofu, brócolis, feijão, grão de bico", orienta a nutricionista. 

Os veganos também podem necessitar de suplementação de algumas vitaminas, como a B12. 

Para não ter problemas com os níveis de ferro em uma dieta como a seguida por Bruna Marquezine, Patrícia sugere que a pessoa vegetariana sempre deixe as leguminosas de molho em água antes do preparo. "Isso irá reduzir os oxalatos que diminuem a absorção de cálcio, ferro", diz. Ela também indica o consumo de duas porções dessas leguminosas por dia. 

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