O core fortalecido é a base de corpo equilibrado e em forma. É comum focar em treinos de membros inferiores para conseguir pernas torneadas ou dar aquele gás no treino de superiores para braços durinhos. Mas você está trabalhando também o core?
+ Treino para abdômen - exercícios para conquistar a barriga chapada
Leonardo Lima, educador físico da Smart Fit, explica que core é o conjunto de músculos que englobam a região do abdômen , da plévis e da lombar . Esses músculos mantém todo o corpo estabilizado.
Além de ajudar a conquistar aquela barriguinha enxuta, a região fortalecida é importante para ter um melhor desempenho nos esportes, evitar lesões e fazer tarefas do dia-a-dia com mais facilidade.
"Se você tem pernas fortes e braços fortes, mas o seu núcleo é fraco, é como se você tivesse dois blocos de concreto com um balão entre eles", compara Gabe Free, também educadora física, ao jornal "The Washington Post".
+ Barriga chapada de Jennifer Lopez com apenas um exercício
Segundo Pete McCall, porta-voz da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, ter esses músculos bem trabalhados previne diversas dores. " Dor nas costas, nos joelhos ou nos ombros. Isso tudo pode aparecer por causa dessa região enfraquecida", explica ao jornal. Como esse conjunto de músculos não está cumprindo a sua função, outras partes do corpo acabam sobrecarregadas e em desequilíbrio, causando incômodo, dores e até lesões.
+ Barriga tanquinho: estudos apontam os melhores exercícios
Exercícios
Para manter o corpo em dia, Leonardo indica 5 exercícios simples. Veja a lista:
Prancha frontal
Apoie os cotovelos e os pés no chão e deixe o corpo reto, alinhando ombros e quadril no memo nível. Segure essa posição por 30 sesgundos.
Prancha lateral
A ideia também é manter o corpo em suspensão, só que agora lateralmente. Apoie cotovelo e pés no chão e eleve o quadril. Mais uma vez, mantenha a posição por 30 segundos.
Perdigueiro
Essa posição trabalha o equilibrio. Apoie mãos e joelhos no chão para começar. Depois, eleve, ao mesmo tempo, braço direito e perna esquerda. Mantenha o equilíbrio por 15 segundos. Repita com o braço esquerdo e perna direita.
Extensão na bola
Para fortelecer a lombar, deite-se sobre a bola e eleve os ombros. Faça 15 repetições.
Abdominal supra
É o exercício tradicional de abdômen. Deite e mantenha a lombar no chão. Eleve o corpo e retire os ombros do solo. Faça 30 repetições.
Execução perfeita
Audrea Lara, profissional de educação física idealizadora do Ballet Pilates, também é especialista quando o assunto é core. Ela dá uma série de dicas para executar corretamente os exercícios para a região:
1) Mantenha o abdômen profundo;
2) Mantenha o quadril fixo, sem movimento de flexão e extensão;
3) A cabeça nunca pode estar pendurada para trás do tronco enquanto esse faz a flexão. O queixo deve estar próximo ao peito, como se tivesse um limão entre o peito e o queixo;
4) Quanto mais profundo o abdômen e quanto mais pressionada a região lombar estiver no solo, mais eficiente será o trabalho.