Tamanho do texto

O core é fundamental para manter o corpo em equilíbrio. Além disso, trabalhar a região ajuda a conquistar a barriga chapada e outros benefícios

O core fortalecido é a base de corpo equilibrado e em forma. É comum focar em treinos de membros inferiores para conseguir pernas torneadas ou dar aquele gás no treino de superiores para braços durinhos. Mas você está trabalhando também o core?

Fortaleça o core para ter o corpo equilibrado e a barriga chapada
Getty Images
Fortaleça o core para ter o corpo equilibrado e a barriga chapada



Treino para abdômen - exercícios para conquistar a barriga chapada

Leonardo Lima, educador físico da Smart Fit, explica que core  é o conjunto de músculos que englobam a região do abdômen , da plévis e da lombar . Esses músculos mantém todo o corpo estabilizado. 

Além de ajudar a conquistar aquela barriguinha enxuta, a região fortalecida é importante para ter um melhor desempenho nos esportes, evitar lesões e fazer tarefas do dia-a-dia com mais facilidade. 

"Se você tem pernas fortes e braços fortes, mas o seu núcleo é fraco, é como se você tivesse dois blocos de concreto com um balão entre eles", compara Gabe Free, também educadora física, ao jornal "The Washington Post". 

Barriga chapada de Jennifer Lopez com apenas um exercício

Segundo Pete McCall, porta-voz da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, ter esses músculos bem trabalhados previne diversas dores. " Dor nas costas, nos joelhos ou nos ombros. Isso tudo pode aparecer por causa dessa região enfraquecida", explica ao jornal. Como esse conjunto de músculos não está cumprindo a sua função, outras partes do corpo acabam sobrecarregadas e em desequilíbrio, causando incômodo, dores e até lesões.

Barriga tanquinho: estudos apontam os melhores exercícios

Exercícios

Para manter o corpo em dia, Leonardo indica 5 exercícios simples. Veja a lista: 

Prancha frontal

Prancha frontal
Pinterest
Prancha frontal


Apoie os cotovelos e os pés no chão e deixe o corpo reto, alinhando ombros e quadril no memo nível. Segure essa posição por 30 sesgundos. 

Prancha lateral

Prancha lateral
Pinterest
Prancha lateral


A ideia também é manter o corpo em suspensão, só que agora lateralmente. Apoie cotovelo e pés no chão e eleve o quadril. Mais uma vez, mantenha a posição por 30 segundos. 

Perdigueiro

Posição conhecida como 'bird dog' (pássaro cachorro), em inglês
Pinterest
Posição conhecida como 'bird dog' (pássaro cachorro), em inglês


Essa posição trabalha o equilibrio. Apoie mãos e joelhos no chão para começar. Depois, eleve, ao mesmo tempo, braço direito e perna esquerda. Mantenha o equilíbrio por 15 segundos. Repita com o braço esquerdo e perna direita.  

Extensão na bola

Extensão na bola
Pinterest
Extensão na bola


Para fortelecer a lombar, deite-se sobre a bola e eleve os ombros. Faça 15 repetições. 

Abdominal supra 

Abdominal supra
iG São Paulo
Abdominal supra


É o exercício tradicional de abdômen. Deite e mantenha a lombar no chão. Eleve o corpo e retire os ombros do solo. Faça 30 repetições. 

Execução perfeita

Audrea Lara, profissional de educação física idealizadora do Ballet Pilates, também é especialista quando o assunto é core. Ela dá uma série de dicas para executar corretamente os exercícios para a região: 

1) Mantenha o abdômen profundo;

2) Mantenha o quadril fixo, sem movimento de flexão e extensão;

3) A cabeça nunca pode estar pendurada para trás do tronco enquanto esse faz a flexão. O queixo deve estar próximo ao peito, como se tivesse um limão entre o peito e o queixo;

4) Quanto mais profundo o abdômen e quanto mais pressionada a região lombar estiver no solo, mais eficiente será o trabalho. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.