Tamanho do texto

Segundo o programa da BBC Trust Me, I’m a Doctor (em tradução livre, Confie em mim, sou médico), falar que o micro-ondas é um vilão é mentira

Basta uma busca rápida na internet para encontrar sites e blogs que garantem que o uso do micro-ondas faz mal à saúde e resulta na perda de vitaminas e nutrientes dos alimentos.

Micro-ondas é ou não um vilão para a boa alimentação?
Reprodução
Micro-ondas é ou não um vilão para a boa alimentação?



Armadilhas da dieta: Fuja de 8 atitudes que te deixam com vontade de comer mais

Mas essa ideia de que o micro-ondas é pior do que outras formas de cozinhar não tem base científica, explica o programa da BBC Trust Me, I’m a Doctor (em tradução livre, Confie em mim, sou médico).

O aparelho cozinha os alimentos usando ondas de energia semelhantes às de rádio, porém mais curtas. Seletivas, essas ondas afetam sobretudo a água e outras moléculas assimétricas eletricamente: carregadas positivamente em um extremo e negativamente no outro.

As micro-ondas fazem com que essas moléculas vibrem e gerem calor, que rapidamente se estende às moléculas próximas para esquentar e cozinhar a comida.

Como engravidar? Especialista recomenda dieta que ajuda na fertilidade

Esse processo pode afetar as vitaminas e nutrientes dos alimentos, mas essas mudanças não são exclusivas do microondas, e sim resultado do processo de aquecimento.

Quando se esquenta a comida, algumas vitaminas - como a C - se decompõem, explica a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em seu site sobre medicina e saúde.

Mas isso acontece independentemente de se o alimento é esquentado em forno convencional, no fogão ou no micro-ondas.

Como preparar um café da manhã saudável ideal para sua rotina

As proteínas também se “desnaturalizam” (ou seja, se decompõe e às vezes perdem suas propriedades) quando são esquentadas, por qualquer meio.

Mas como os tempos de preparo são mais curtos, cozinhar com micro-ondas de fato ajuda a preservar a vitamina C e outros nutrientes.

Cozinhar com água

Os nutrientes dos alimentos também se perdem quando a comida é cozida com água. Diversos estudos científicos concluíram que ao ferver as verduras, boa parte de seus nutrientes se solta na água.

Monge hindu que diz ter 120 anos dá receita de longevidade

A vitamina C e muitas das vitaminas B, como a B6 e a B12, são mais vulneráveis porque são solúveis em água. E normalmente essa água não é aproveitada, mas descartada – o que faz com que os nutrientes também se percam.

A perda de nutrientes durante a fervura é maior do que em outras técnicas, como o microondas, a fritura ou o vapor.

Faz mal prender o xixi por muito tempo?

Então a melhor forma de reter as vitaminas e os nutrientes dos alimentos ao cozinhá-los é usar tempos curtos, que limitem a exposição ao calor, e um método de cozinhar que use menos líquido.

Um artigo publicado em 2009 no Journal of Food Science concluiu, por exemplo, que o microondas mantém melhor os níveis de antioxidantes de alimentos como feijão, aspargos e cebola do que a fervura, o cozimento na panela de pressão ou o forno.

Mas se o que mais te preocupa é manter o valor nutritivo dos alimentos, o melhor é cozinhar no vapor.

Por que tanta gente não consegue relaxar no fim de semana?

Além disso, há outros passos que você pode fazer para conservar ao máximo o valor nutritivo dos alimentos.

Conselhos úteis para impedir a perda de nutrientes ao cozinhar

- Descascar e cortar o alimento logo antes de preparar ou consumir

- Lavar de forma rápida antes de cozinhar

- Empregar formas de cozimento em que a água e o alimento entrem em contato o mínimo possível

 - Esperar que a água ferva completamente para submergir o alimento, já que isso reduzirá o tempo de cozimento necessário

 - Cozinhar hortaliças al dente e esfriá-las após cozinhar, para preservar suas vitaminas
Aproveitar a água das verduras cozidas para fazer outros alimentos, como sopas

- Evitar armazenar frutas e hortaliças por muito tempo na geladeira

- Acrescentar vinagre ou suco de limão, que contribuem para a conservação das vitaminas e absorção de alguns minerais, como o ferro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.