Tamanho do texto

Frutinha da época, a jabuticaba traz diversos benefícios para a saúde e serve como ingrediente para receitas saudáveis e deliciosas

Os meses de agosto e setembro são época de jabuticaba, uma frutinha tipicamente brasileira. Além de saborosa, ela pode ajudar para sua saúde e bem-estar, servir como alimento depois do treino na academia e ainda dar uma mãozinha na dieta, controlando a fome. 

Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias)
Getty Images
Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias)


Chia, quinoa, goji berry: eles são mesmo "super alimentos"?

Segundo a nutricionista Letícia Amaral, a jabuticaba tem poucas calorias e poucas gorduras e é uma opção ideal para aquele lanchinho no meio da tarde, afinal, é prática e pode ser consumida com a casca. E a ajudinha no controle da fome vem por causa das fibras presentes no alimento, que regulam o intestino e contribuem para que você se sinta saciado por mais tempo e não queria atacar o que tiver pela frente. 

Benefícios da jabuticaba

Letícia ainda lista mais benefícios dessa frutinha. Ela é rica em vitamina C, "que ajuda a fortalecer as defesas do organismo e melhora a absorção de ferro", afirma a nutricionista. Além disso, contribui para a melhora do sistema nervoso por conter vitaminas do complexo B. 

A jabuticaba ainda é um bom pós-treino por ser uma fonte de antioxidantes. "Durante e após a prática de exercícios, há um aumento na produção dos radicais livres, que causam alterações das membranas celulares e podem provocar lesão ou inflamação muscular. Os antioxidantes são compostos capazes de neutralizar os radicais livres", explica Letícia. 

Também é uma fruta que é inteira aproveitada. Enquanto a polpa vira geleias e outros doces, a casca pode ser assada e processada e se tornar uma farinha, excelente acompanhamento para frutas e iogurte. 

Dieta do carboidrato melhora a autoestima; acabe com mitos sobre esse nutriente

Receitas com jabuticaba

Letícia Amaral indica três receitas saudáveis com jabuticaba. Clique nos links e veja o passo a passo de cada uma delas: 

Geleia caseira de jabuticaba

Geleia caseira de jabuticaba
Divulgação/Oba Hortifruti
Geleia caseira de jabuticaba

Receita de geleia  leva açúcar demerara , que é considerado mais saudável que o refinado. Assim como o açúcar mascavo, ele passa por menos processos durante a produção e, por isso, mantém mais nutrientes que o açúcar branco. Outra vantagem é que ele tem um sabor menos acentuado que o mascavo.

O açúcar demerara, entretanto, é mais difícil de ser dissolvido do que outros, mas como a geleia de jabuticaba vai ao fogo, você não terá problemas.

Bolo de jabuticaba

Bolo de jabuticaba
Divulgação/Oba Hortifruti
Bolo de jabuticaba

Esta receita é simples porque todo o bolo de jabuticaba  é feito no liquidificador. A dica é bater apenas um pouquinho a massa no aparelho depois de adicionar o fermento para garantir um bolo fofinho.

Esse bolo também é saudável e usa farinha de trigo integral no preparo. A explicação é a mesma do açúcar demerara. Essa farinha é menos processada que a branca e, por isso, é rica em nutrientes como fibras, vitaminas, proteínas e minerais. E a elevada quantidade de fibras faz com se tenha sensação de saciedade por mais tempo.

Smoothie de jabuticaba com amora

Smoothie de jabuticaba com amora
Divulgação/Oba Hortifruti
Smoothie de jabuticaba com amora

Além dos benefícios da jabuticaba, esta receita é incrementada pelas amoras. Essa fruta vermelha tem antioxidantes, que protegem contra o câncer, fibras, ótimas para a boa alimentação; ferro, que contribui no combate a anemia; e outros nutrientes como zinco, potássio e magnésio.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.