Bolo quentinho
para o café da manhã. Ou bolinho de chuva
para o fim de tarde. Tudo isso é muito gostoso e tem uma cara da casa de família. Mas essas receitas da vovó são cheias de calorias, açúcar e refinados e podem acabar com a dieta!
Leia também: Veja 6 truques para comer de forma saudável no frio
A nutricionista Letícia Amaral montou versões mais leves e saudáveis das receitas da vovó para você aproveitar essas delícias sem culpa. A ideia é substituir alguns ingredientes e, com isso, reduzir calorias e ainda manter o sabor.
Letícia separou quatro pratos clássicos. Veja as receitas e as substituições
:
Bolo de banana com aveia
Veja receita completa do bolo de banana e aveia
"A farinha de aveia entra no lugar da farinha branca. Ela é fonte de betaglucanas e esse nutriente é essencial para o bom funcionamento do sistema imune, diminuindo a chance de infecções", afirma Letícia.
"A farinha de aveia também possui vitaminas do complexo B e vitamina E. Além disso, tem alto valor proteico, disponibilizando nutrientes essenciais para diversos tecidos e funções do corpo", completa.
O açúcar de coco é o substituto para o açúcar refinado. "Por não passar pelo processo industrial de refinamento ao qual é submetido o açúcar comum (ou branco), esta versão 'integral' mantém as vitaminas e mineiras originais provindos da palma de coco e, por isso, é muito mais nutritiva", diz a nutricionista.
O ingrediente ainda tem potássio, magnésio, zinco e ferro e um índice glicêmico menor que o açúcar refinado. "Isso quer dizer que a liberação de energia no organismo é muito mais lenta, evitando picos de glicose no sangue", explica. Com isso, há uma sensação de saciedade por mais tempo.
Por fim, o leite usado nesta receita a vovó é o desnatado, que tem um teor de gordura reduzido se comparado ao integral.
Torta de frango funcional
Veja a receita completa da torta de frango
Aqui, Letícia sugere a farinha de arroz. De sabor leve, é ideal para quem está uma dieta sem glúten. "É indicada para diabéticos, pois possui baixo índice glicêmico, auxiliando no controle da glicemia. É rica em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade , melhora o funcionamento do intestino e retarda a absorção de açúcar pelo organismo", completa.
A massa não leva óleo, mas azeite de oliva extra virgem. "Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extra virgem preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E", detalha.
Também na massa vai semente de chia , um excelente complemento nutricional natural que contém ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Para o recheio, o requeijão ou o catupiry saem de cena e entra o creme de ricota light . "O creme é rico em proteínas e tem pouca quantidade de gordura, sendo muito usando em dietas de emagrecimento, ou em casos de colesterol alto, ou para quem está em processo de aumento de massa muscular", diz a nutricionista.
Biscoitinho de chocolate
Veja a receita completa de biscoito de chocolate
Nesta receita da vovó em versão saudável, a farinha usada é a integral. Ela tem mais fibras e nutrientes do que a branca por passar por menos processos ao longo da fabricação. "Na farinha integral é possível encontrar as vitaminas B1, B6, magnésio, selênio, zinco, enquanto que na farinha branca não há a presença desses nutrientes", lista Letícia.
O açúcar é o mascavo , obtido da concentração do caldo de cana ao natural, e quanto mais escuro ele for, mais vitaminas e minerais ele possui.
Para completar, cacau em pó e não chocolate ou achocolatado. E esse ingrediente é poderoso. "Um dos principais benefícios do cacau é o fato de ser fonte de triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar. É um poderoso antioxidante (combate os radicais livres) e, por isso, previne o envelhecimento precoce e o surgimento de algumas doenças. O cacau auxilia ainda no controle dos níveis de colesterol e pressão arterial", fala a nutricionista.
Bolinho de chuva assado
Veja a receita de bolinho de chuva assado
Quer gostosura com mais cara de receitas da vovó do que bolinho de chuva? Para deixá-lo mais saudável, Letícia Amaral indica usar adoçante e leite semidesnatado. Para preparar, faça-o assados e não fritos. Isso vai reduzir consideravalmente a quantidade de calorias.