Quem tem a Doença Celíaca
(DC), doença autoimune, deve tomar alguns cuidados especiais, como adotar uma dieta sem glúten. Alimentos que contenham esse componente, especialmente o trigo, devem ser descartados
.
O consumo do glúten, junto com a suscetibilidade genética e presença de fatores imunológicos ambientais podem fazer com que a doença apareça e por isso a dieta sem glúten é necessária.
É importante saber que eliminar da dieta os alimentos que contenham essa substância não cura a Doença Celíaca, mas ajuda numa melhora significativa e faz a doença parar de progredir.
A nutricionista Renata Furlan Viebig comenta alguns alimentos que podem ser usados em uma rotina restrita. "A substituição dos alimentos com glúten na dieta pode ser realizada utilizando-se milho, fubá, arroz, batata, mandioca, polvilho, soja, quinoa e suas farinhas, porém, o número de produtos prontos oferecidos para a população com Doença Celíaca ainda é pequeno, principalmente fora dos grandes centros urbanos, o que dificulta o seguimento da dieta."
Você viu?
+ Namoro sem glúten: os sites de encontros que atendem necessidades especificas
Segundo a especialista, ainda é preciso ficar atento a rótulos e contaminações. "Rotulagem incorreta e possíveis contaminações por glúten durante o processo de fabricação de alimentos (manuseio, processamento em maquinário e equipamentos, transporte e estocagem incorretos) podem aumentar as chances de transgressões alimentares involuntárias", diz ela.
+ Produto sem glúten é mais saudável? Ajuda a emagrecer? Veja mitos e verdades
Dieta isenta de glúten
Alguns profissionais da área de saúde têm falado que uma dieta sem essa proteína pode emagrecer e trazer outros benefícios. "Pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que, além de não ocorrer o emagrecimento na maior parte dos indivíduos em dieta GF, muitos ainda ganharam peso, pois substituem alimentos como pão, macarrão e biscoitos por outros alimentos de maior valor calórico", explica a nutricionista. Além disso, pães sem glúten são pobres em fibras e possuem mais gorduras e açúcares.
Indivíduos saudáveis
A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), publicou recentemente sua posição a respeito da adoção de dietas sem glúten, ou gluten free (GF), para indivíduos saudáveis. A principal conclusão dos pesquisadores foi de que não existem evidências de que pessoas sem a doença, possam ter algun benefício da dieta.
Até mesmo indivíduos com a doença e que sofram com sobrepeso, não conseguem emagrecer mesmo após adotar a dieta sem glúten.