Pode parecer injusto, mas as mulheres levam uma grande desvantagem em relação aos homens quando o assunto é o corpo.
Experimente começar a treinar e fazer uma dieta junto com um parceiro do sexo masculino - ou não, caso não queira passar raiva. Seja qual for o objetivo, tenha certeza: o homem o alcançará em um tempo menor que o seu e com uma facilidade maior.
"Claro que toda regra tem exceção, mas o homem emagrece e ganha massa muscular com mais facilidade que a mulher", explica a nutricionista Edvânia Soares. O educador físico Sidney de Oliveira ainda completa, dizendo que o fato é provado cientificamente.
+ Devoradora de 8 sacos de batatas por dia, mulher decide mudar e emagrece 63 kg
O profissional explica que isso é uma questão hormonal. "Isso acontece pelo homem ter testosterona, hormônio anabólico, em abundância. Ela facilita o aumento de massa muscular e os níveis desse hormônio nas mulheres são muito baixos. Além disso, os hormônios femininos (progesterona e estrogênio) atrapalham".
Você viu?
Apesar dos hormônios terem uma enorme força dentro de nosso corpo, não são só eles que atrapalham o desempenho das mulheres. Segundo Edvânia, existe outro fator importante: o emocional.
+ Barriga tanquinho: estudos apontam os melhores exercícios
"A mulher é mais ansiosa e o homem geralmente não. Ele come porque tem que comer, a mulher não. Ela está nervosa, aconteceu uma situação, ela come um doce e belisca muito. O homem tem mais auto controle", explica.
A partir de sua vivência na área, a nutricionista ainda conta que homens tendem a levar a dieta mais a sério do que a mulher. "É raro um rapaz que tenha compulsão", conta ela.
+ Mãe gasta R$ 46 mil em cirurgias e volta a mostrar barriga após 30 anos
Mas a mulherada não precisa ficar preocupada. Segundo Sidney, é só se dedicar que os resultados aparecem. "Se a mulher fizer um treinamento com peso, força e uma atividade física regular, ela vai perder gordura e ganhar massa muscular", explica.