
Estreia nesta terça-feira (7) o documentário De Virada – Bastidores e desafios do futebol . O projeto nasceu de uma ação conjunta da Amstel, FMM e ELO STUDIOS e retrata os bastidores e histórias de mulheres que tem mudado a história do futebol, ocupando diferentes níveis do esporte.
Disponível na plataforma de streaming HBO Max, o documentário apresenta as histórias de grandes mulheres que atuam nos bastidores desse esporte, dentro e fora de campo, para o centro da narrativa.
“Esse projeto me dá a chance de contribuir para mudar a percepção sobre o futebol e sobre a relevância do nosso trabalho, mostrando o valor que nós, mulheres, agregamos a esse mercado. Isso é fruto de uma trajetória marcada por luta, resiliência e conquistas. Hoje, estamos em campo, na gestão, na arbitragem, na comunicação e em tantas outras áreas estratégicas. É verdade que os desafios ainda persistem, mas cada passo dado fortalece um movimento que já é irreversível — o de um futebol mais inclusivo, plural e verdadeiramente representativo” , afirma Roberta Fernandes, diretora jurídica do Fluminense e uma das participantes do filme.

O documentário também conta com a participação de Tamires Dias, jogadora e ídola do Corinthians, da árbitra Edina Alves, do técnico da Seleção Brasileira Feminina de Futebol Arthur Elias, de Nadine Bastos, ex-árbitra-assistente de futebol e comentarista de arbitragem, entre outros.
Em 71 minutos, é possível acompanhar como as lideranças femininas têm impactado o cenário futebolístico no país, mesmo em um ambiente ainda muito dominado por homens. Combinando entretenimento com toques de reality, o documentário mostrará para o público o que acontece por trás dos clássicos 90 minutos de jogo, e quem são algumas das mulheres que comandam as decisões importantes do futebol - desde as janelas de negociação até as conversas dos bastidores.
Suas trajetórias para chegar em posições de destaque e todos os desafios que enfrentaram para quebrar barreiras e conquistar seus espaços também serão elucidadas de forma leve e impactante, com depoimentos importantes. Além disso, o documentário também celebra as conquistas dessas líderes femininas, muitas vezes esquecidas e menosprezadas.
