American Eagle Outfitters respondeu nesta sexta-feira (1º) às críticas sobre a campanha estrelada pela atriz Sydney Sweeney . O anúncio, que promove a coleção de jeans da marca, gerou polêmica nas redes sociais, onde usuários apontaram conotações ligadas à eugenia .
Em publicação no Instagram, a empresa reforçou o objetivo da ação publicitária. “ ‘Sydney Sweeney Has Great Jeans' é e sempre foi sobre jeans. Seus jeans. Sua história. Continuaremos a celebrar como todos usam seus jeans AE com confiança, do seu jeito ”, disse o comunicado. A marca acrescentou que “ ótimos jeans ficam bem em todo mundo ”.
Campanha buscava destacar estilo e causas sociais
A coleção foi apresentada como um “ retorno ao denim essencial ”, com peças inspiradas nos anos 1970. Sweeney protagoniza vídeos usando calça flare e jaqueta jeans, enquanto brinca com palavras. Em um trecho, a atriz diz: “ Os genes são transmitidos de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meu jeans é azul ”.
O produto, chamado “ The Sydney Jean ”, tem parte das vendas destinada à Crisis Text Line, serviço de apoio em saúde mental. O modelo também traz um bordado de borboleta no bolso traseiro, símbolo de conscientização contra a violência doméstica, causa defendida pela atriz.
Mesmo com a proposta, críticas surgiram por associar o conceito da campanha à ideia de “ genes superiores ”, ao mostrar uma mulher loira e de olhos claros como destaque. Especialistas e usuários afirmaram que o slogan poderia remeter, ainda que indiretamente, à eugenia.
A polêmica ganhou força e envolveu nomes da política norte-americana. O senador republicano Ted Cruz e o vice-presidente JD Vance saíram em defesa de Sweeney. O diretor de comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, chamou as críticas de “ cultura do cancelamento descontrolada ”.