O cardeal Robert Francis Prevost , de 69 anos, foi eleito papa nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos. O anúncio foi feito às 18h07 (horário de Roma), após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando o fim do conclave. O cardeal adotou o nome de Leão XIV , sugerindo continuidade das reformas iniciadas por Francisco .
Apesar da ascensão ao cargo máximo da Igreja Católica, o novo papa enfrenta acusações de acobertar casos de abuso sexual cometidos por padres .
Acusações envolvem casos nos EUA e no Peru
Há 25 anos, um padre da Província Agostiniana de Chicago, liderada à época por Prevost, foi acusado de abusar de menores. Mesmo com denúncias da própria Igreja local, o religioso foi autorizado a se hospedar em um mosteiro próximo a uma escola primária católica, segundo o TheWashington Post . O Vaticano negou que Prevost tenha dado essa autorização.
No Peru, Prevost foi acusado por três religiosas de ter ignorado denúncias contra dois padres da diocese de Chiclayo . Elas afirmam que os abusos ocorreram quando ainda eram crianças. Em 2020, uma das vítimas teria telefonado para ele, que só formalizou a queixa dois anos depois. Um dos padres foi afastado preventivamente; o outro já estava sem funções por motivos de saúde.
Em 2024, surgiram novos questionamentos sobre a conduta de Prevost no caso peruano. Um documento afirma que "Prevost não abriu uma investigação [e] enviou informações inadequadas a Roma". A diocese de Chiclayo afirmou que ele orientou as vítimas a procurarem as autoridades civis. Segundo a nota, o processo canônico foi interrompido após o caso ser arquivado por prescrição.
Papa pede união e promete Igreja próxima dos pobres
O nome de Prevost ganhou força entre cardeais da América Latina e América do Norte, que buscaram consenso diante da ausência de candidaturas unificadas. Próximo de Francisco, Prevost era considerado um perfil progressista e conciliador dentro da Cúria Romana .
Antes de chegar ao Vaticano, atuou como missionário no Peru e foi bispo de Chiclayo . Também ocupou cargos importantes na Igreja, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina .
Durante o primeiro discurso como papa, Leão XIV se emocionou ao falar na Sacada Central da Basílica de São Pedro . “Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos na mão de Deus”, afirmou, pedindo uma Igreja guiada pelo diálogo e próxima dos marginalizados.
Prevost é fluente em espanhol, português, italiano e francês, o que reforça sua identidade multicultural . O novo papa é visto como herdeiro espiritual de Leão XIII, defensor dos direitos dos trabalhadores no século XIX.