Fátima Bernardes
Reprodução/Instagram
Fátima Bernardes

Em dezembro de 2020, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, hoje com 62 anos, descobriu um câncer no endométrio e passou por cirurgia pouco tempo depois. Ela compartilhou detalhes sobre o momento do diagnóstico durante a estreia do podcast Prosperidade 360°, da cantora Luiza Possi.

"Eu não podia nunca imaginar. Não estava investigando nada, apenas fazendo exames de rotina", contou Fátima. A descoberta aconteceu após sua ginecologista notar uma alteração no endométrio durante exames de acompanhamento. A médica solicitou novos procedimentos para investigar o espessamento da camada interna do útero.

Publicidade

Fátima relembrou o dia em que recebeu a notícia. Após realizar uma histeroscopia — exame que avalia o interior do útero —, ela passou por uma crise vagal, com desmaios e taquicardia. O médico que a atendeu identificou uma área suspeita e decidiu fazer uma biópsia.


Apesar da suspeita inicial, nem o médico nem Fátima esperavam um resultado grave. No entanto, ao receber o laudo, sua ginecologista deixou um recado diferente do habitual: "Fátima, quando puder, me liga". "Eu já sabia que tinha alguma coisa", disse a jornalista.

O diagnóstico veio em uma semana em que seu namorado, o deputado Túlio Gadêlha, então com 37 anos, estava no Rio de Janeiro. "Em três dias, eu tive o resultado. Em quatro, já estava operando para retirar o problema", contou.

O câncer de endométrio, diferente do câncer de colo do útero (associado ao HPV), surge devido ao espessamento anormal do revestimento interno do útero, muitas vezes ligado a desequilíbrios hormonais. Fátima não detalhou os tratamentos posteriores à cirurgia, mas destacou a importância do diagnóstico precoce e da agilidade no atendimento médico.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!