Jovem é única aluna do curso de Engenharia em MG

Isadora Rezende compartilha nas redes sociais a rotina solitária da vida universitária

Jovem é única aluna do curso de Engenharia em MG
Foto: Reprodução/TikTok
Jovem é única aluna do curso de Engenharia em MG

Isadora Rezende , uma jovem de 21 anos, vive uma experiência universitária bastante peculiar: ela é a única aluna de sua turma no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. O curso, com especialização em engenharia de produção, é oferecido no campus de São Sebastião do Paraíso, e Isadora tem vivido sozinha as aulas e atividades acadêmicas desde que iniciou o curso.

Em um vídeo postado no TikTok, Isadora compartilhou um pouco da rotina universitária solitária, que rapidamente repercutiu nas redes sociais, alcançando mais de 3 milhões de visualizações. "Acho que tem mais prós do que contras em ser filha única do curso", brincou a estudante na legenda, ao mostrar os corredores vazios e laboratórios desocupados enquanto aguardava por sua aula de metrologia. 


O campus da UFLA em Paraíso começou suas atividades em 2022 e oferece o bacharelado interdisciplinar, com duração de três anos. Esse modelo permite que os alunos escolham sua especialização ao final do primeiro ciclo, em áreas como engenharia de software, elétrica e produção. Isadora foi a única a optar pela engenharia de produção após a primeira etapa, sendo que outras 11 pessoas ingressaram no curso, mas escolheram áreas diferentes.

A baixa adesão ao curso é atribuída a vários fatores, como o caráter inovador do bacharelado e a fase de consolidação da unidade acadêmica. A universidade também mencionou que a pandemia de Covid-19 impactou negativamente o ingresso de novos alunos. Apesar disso, a UFLA está adotando estratégias para aumentar o interesse pelo BICT e pelas especializações subsequentes, com ações de divulgação e parcerias com escolas da região.

Apesar de estar sozinha na turma, Isadora não se limita à vida acadêmica tradicional. Ela é bolsista em um projeto de tecnologia e inovação, presidente do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (NEEITech) e ainda participa de um grupo de pesquisa sobre gênero e diversidade no ambiente de trabalho.