![Aline do 'BBB 25' Aline do 'BBB 25'](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dr/a9/qz/dra9qz10z1q27y4ktd3v1lh0t.jpg)
Na manhã desta segunda-feira (3), Aline Patriarca , participante do Big Brother Brasil 25, chamou atenção ao se preparar para a piscina. A sister aplicou perfume pelo corpo e espalhou o produto também na região íntima, justificando a atitude como uma estratégia para atrair Diogo Almeida . O episódio rapidamente repercutiu entre os espectadores e levantou uma discussão sobre os riscos do uso de fragrâncias em áreas sensíveis do corpo.
O uso de perfumes e desodorantes na região íntima não é recomendado por especialistas da saúde. Segundo o ginecologista e obstetra Nélio Veiga Junior, produtos químicos aplicados diretamente na mucosa vaginal podem causar irritações, ressecamento, alterações na microbiota natural e até mesmo aumentar a suscetibilidade a infecções.
“A vagina possui um equilíbrio natural que não deve ser alterado. O uso de substâncias químicas como perfumes pode provocar reações alérgicas, alteração do pH e facilitar o desenvolvimento de infecções, como vaginose bacteriana e candidíase”, explica o especialista.
O médico ainda destaca que muitas mulheres buscam mascarar odores naturais, sem saber que a secreção vaginal tem uma função protetora. “A maior parte das secreções vaginais é fisiológica e indica uma boa saúde. O mau odor, quando presente, pode ser sinal de infecção e deve ser investigado por um profissional”, alerta.
Para manter a saúde da região íntima, os especialistas recomendam evitar o uso de produtos perfumados e priorizar a higiene com água e sabonetes suaves. Também é indicado evitar o uso de amaciantes nas roupas íntimas, pois os componentes podem ser irritantes.
Outros cuidados importantes incluem:
Lavar a região apenas com água e sabonetes suaves;
Secar bem a área após o banho para evitar umidade excessiva;
Evitar roupas muito justas e optar por tecidos respiráveis;
Dormir sem roupa íntima para ventilação adequada;
Sempre realizar a limpeza no sentido da frente para trás após urinar ou evacuar.