Camila Pitanga
Reprodução/TV Cultura
Camila Pitanga

A atriz Camila Pitanga, de 47 anos, abriu o jogo sobre a menopausa durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira (3). Abordando um tema que ainda carrega muitos tabus, a artista destacou a relevância de discutir a menopausa de forma ampla e sem preconceitos.

"Estou com 47 anos e já estou nesse rolê. Eu acho que agora tem uma naturalidade de conversar sobre a menopausa que não se tinha. Eu acho que essa coisa de poder falar da menopausa em todos os seus aspectos, né? Não só a questão física, mas pensar na sexualidade", declarou Camila.


No bate-papo, a atriz mencionou um livro que teve um papel significativo nesse momento de sua vida. "Li De Quatro, da escritora Miranda July, e sem querer, durante as férias, descobri que duas amigas também estavam lendo. Foi algo muito especial, pois a literatura nos conectou para discutir questões que vão além da menopausa. Mulheres acima dos 40 anos têm muito a compartilhar, a expectativa de vida aumentou e precisamos falar sobre isso", explicou.

Camila também defendeu a necessidade de dar mais espaço para mulheres dessa faixa etária, tanto na sociedade quanto no audiovisual. "Tem muito assunto mesmo. Tem assunto na esfera dos relacionamentos, da libido, de como sustentar a libido e de que forma de viver, porque eu sinto que depois dos 40 é uma nova etapa de renascimento de muitas mulheres, de repensar um pouco: eu quero ficar com esse tipo de família? Eu quero viver esse tipo de relação? É um assunto inesgotável, é mercado, somos muitas. Então, se o audiovisual não pegar carona nisso é burro", destacou.


O que é a menopausa?

A menopausa representa o fim do ciclo reprodutivo da mulher e acontece, geralmente, entre os 48 e 55 anos. O processo começa com a pré-menopausa, fase em que os hormônios sofrem oscilações, provocando sintomas variados. Algumas mulheres enfrentam impactos significativos, enquanto outras passam por essa transição de forma quase imperceptível.

Em casos de menopausa precoce, que ocorre antes dos 40 anos, o acompanhamento médico é ainda mais essencial. Consultas regulares ao ginecologista e exames preventivos, como a mamografia anual a partir dos 35 anos, são fundamentais para monitorar a saúde hormonal e prevenir complicações, como o câncer de mama.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!