A modelo e vencedora do concurso Miss Universo São Paulo, Milla Vieira, expôs que vem recebendo diversos ataques racistas em comentários nas redes sociais desde a divulgação do resultado do concurso, que aconteceu na última quarta-feira (24). Milla, que era a representante de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, vai competir no concurso nacional em setembro deste ano.
Nas redes sociais, diversos comentários, no entanto, contestam a vitória da jovem, utilizando de argumentos racistas. Dentre as frases prestes, estão: "Perderam a noção de beleza mesmo, lacração tá f... hoje em dia", "Calado eu me deito, sem processo me levanto", "Por que agora tem cota reservada nestes concursos?" e "Ganhou pela cota, só pode".
Veja quem é Milla Vieira
Milla comentou o caso nas redes sociais quando publicou a nota de repúdio do concurso. Ela escreveu: "Por que tanto incômodo? Por que tanto ódio?
Internet não é terra sem leis, e os responsáveis serão SIM penalizados. Aqui a 'cultura do hate' não se perpetuará."
Nos comentários, a Miss recebeu apoio dos seguidores. Uma seguidora escreveu: "Estamos com você! Como já disse, conte comigo nessa jornada! Você brilhou e continuará a brilhar". Outra completou: "Você é maravilhosa, merecedora dessa coroa e esperamos que todo e qualquer desrespeito seja devidamente punido."
Na nota publicado pelos organizadores do concurso, eles prestam apoio à Milla. O presidente do Miss Universe Brasil, Gerson Antonelli, afirma que os autores dos ataques serão punidos de acordo com a Lei do Racismo.
Gerson afirma: "Venho, por meio desta, expressar minha indignação e repúdio contra certos indivíduos que usam as redes sociais para cometer crimes, incluindo racismo, pensando que ficarão ilesos de punição. Estou ciente sobre o assédio e bullying cometidos contra a Miss Universe São Paulo, Milla Vieira, através de comentários racistas que podem ser enquadrados na Lei 7.716/89".
"Os 'idiotas' que fizeram e fazem tais comentários não estão cientes de que a lei se aplica também aos comentários considerados racistas nas redes sociais da mesma maneira se ocorressem na vida fora das mídias", completou.
"Na Organização Miss Universe Brasil e na Miss Universe Organization não existe espaço para este tipo de pessoas. Não admitimos qualquer forma de preconceito. Portanto, aos 'criminosos', tenham certeza de que estamos anotando tudo e vocês serão punidos", afirmou Antonelli.
Miss Universo São Paulo
A organização do concurso também se manifestou em prol à Miss: "É com grande indignação e tristeza que nos manifestamos contra os atos de racismo cometidos contra Milla Vieira, Miss Universe São Paulo 2024. Em um momento que deveria ser de celebração e orgulho, Milla está sendo alvo de comentários racistas e ataques injustificados, evidenciando que nossa sociedade ainda está longe de alcançar a verdadeira igualdade".
Milla Vieira se destacou em todas as etapas do concurso, demonstrando competência, graça e talento excepcionais, sendo, portanto, merecedora do título de Miss Universe São Paulo 2024. A organização do Miss Universe São Paulo está certa de que Milla Vieira DETÉM BELEZA EXCEPCIONAL e é a candidata que possui todas as competências necessárias para ocupar este posto de tanta responsabilidade. Sua conquista é um reflexo de sua dedicação e excelência, e deve ser reconhecida e celebrada por todos", diz o comunicado.