Aos 34 anos, Shantal Verdelho relembrou sua experiência com uma gravidez ectópica, quando o embrião se desenvolve fora do útero. A influenciadora compartilhou em seu Instagram, na quarta-feira (26), que inicialmente recebeu um diagnóstico de gravidez psicológica e acabou precisando retirar uma das trompas.
Shantal relatou que, aos 28 anos, engravidou naturalmente. Após vários testes de farmácia positivos, o primeiro ultrassom indicou uma gravidez psicológica. Convicta de que estava realmente grávida, ela procurou uma segunda opinião, que confirmou a gravidez tubária.
"O médico me encaminhou para o hospital, onde refizeram o ultrassom e realmente havia algo na minha trompa direita. Eu não tive nenhum sintoma. Fomos logo para a cirurgia, que foi por vídeo, com duas incisões nas laterais e uma no umbigo, e precisei retirar a trompa porque o bebê já estava grande", explicou.
Shantal também detalhou o motivo da cirurgia. "Minha trompa estava quase rompendo, transparente. Esse é o perigo da gravidez ectópica, que pode causar a ruptura do órgão e uma hemorragia na mãe, colocando em risco a vida dela e do bebê. A cirurgia foi tranquila e, seis meses depois, engravidei novamente", contou.
A gravidez ectópica pode ser dividida em dois tipos: a tubária, que ocorre na trompa uterina e representa cerca de 95% dos casos, e a abdominal, mais rara, que pode acontecer no ovário, cavidade abdominal ou colo do útero.
A influenciadora também falou sobre suas gestações subsequentes, apesar do receio de não conseguir ter mais filhos. Shantal e Mateus Verdelho são pais de Felippo, de 5 anos, Domenica, de 2, e o recém-nascido Giuseppe.
"De meus três filhos, todos foram concebidos naturalmente, ovulando pelo lado direito, onde não tenho trompa. Depois de uns quatro ou seis meses da cirurgia, engravidei naturalmente do Felippo. Com a Domenica, engravidei no primeiro mês de tentativas. E o Pepe foi uma surpresa, aconteceu de primeira, nem estava seguindo a tabelinha de ovulação", detalhou.