O Dia das Mães, na forma atual, foi criado pela metodista Anna Jarvis (foto), em 12 de maio de 1907.
Domínio Público
O Dia das Mães, na forma atual, foi criado pela metodista Anna Jarvis (foto), em 12 de maio de 1907.

o Dia das Mães é comemorado neste domingo (12) no Brasil e no mundo. Apesar das celebrações à maternidade existirem desde a Grécia e Roma antiga, o evento oficial que celebramos hoje foi oficializado recentemente.

A data foi instituída em 26 de abril de 1910, nos Estados Unidos. O evento marcava cinco anos de uma campanha feita por Anna Jarvis para a escolha de uma data que celebrasse as mães, especialmente aquelas que já se foram ou que perderam seus filhos - como a sua própria mãe, chamada Ann.

Depois de perder 10 dos seus 13 filhos por doenças infantis, Ann se tornou uma ativista social no combate à mortalidade infantil na região onde morava.

Em 1858, ela fundou grupos de apoio às famílias da região que vivenciaram casos esse trauma, muito comum na época por causa da falta de saneamento básico, vacinas e serviços específicos de saúde.

Os grupos chegaram a atender soldados feridos na Guerra Civil norte-americana - em seguida, atuaram para a reconciliação das famílias afetadas pelo conflito. 

Entretanto, Ann morreu em 1905. Com isso, a filha Anna tomou para si o ativismo da mãe. A primeira celebração do Dia das Mães aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis em homenagem à Ann. Ela começou a organizar piqueniques anuais nos chamados "Dias das Mães", como uma forma de encorajar as mulheres a participarem da política e promover a paz.

Outras pessoas se interessaram pela data e, em 1910, a comemoração foi oficializada em seu estado, a Virgínia Ocidental.

Revolta e boicote

Quando o presidente Woodrow Wilson oficializou a data em todos os estados do país em 1914, Anna ficou revoltada. Isso porque ela não queria que a celebração tão importante tivesse um viés comercial.

Com isso, passou a boicotar a data que a própria mãe ajudou a criar - organizando protestos contra os estabelecimentos que aproveitavam a data para lucrar, como as floriculturas.

"Ela nunca quis que se tornasse um dia para dar presentes caros e onerosos, como outros feriados se tornaram no início do século 20", disse Katharine Lane Antolini, autora de um livro sobre Anna, à BBC Brasil.

A revolta foi tanta que Anna chegou a organizar protestos contra floriculturas, que aumentavam os preços das flores perto do Dia das Mães.

Dia das Mães chegou ao Brasil em 1918

A data chegou ao Brasil em 1918, quatro anos após ser oficializada. A primeira comemoração foi realizada em 12 de maio daquele ano, na cidade de Porto Alegre, pela Associação Cristã de Moços.

14 anos depois, em 1932, o presidente Getúlio Vargas instituiu a celebração em todo o país.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!