Nadja Haddad dá à luz gêmeos em prematuridade extrema
Reprodução/Instagram
Nadja Haddad dá à luz gêmeos em prematuridade extrema

Os gêmeos, Antônio e José, filhos da ex-apresentadora do SBT Nadja Haddad, estão internados na UTI neonatal da maternidade Pro-Matre Paulista, em São Paulo, após terem nascido em prematuridade extrema , na quinta-feira (25). 

O médico pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, explica que pematuro extremo é aquele que nasce abaixo das 28 semanas de vida. O moderado é de 28 a 31 semanas.

"O prematuro extremo é uma criança de alto risco e que deve ser recebida já no centro obstétrico com muito cuidado. Muitas vezes eu diria a maior parte das vezes essa criança precisa de cuidados respiratórios muito severos e cuidados quanto à infecção muito severos, além de manter a temperatura do corpo e cuidar do cérebro da criança", esclarece.

Tudo isso, segundo Ejzenbaum, é muito complexo e precisa de muito cuidado. "A criança já no centro obstétrico é recebida de uma forma diferente. Ela é recebida, colocada em um saquinho, coberta a cabeça, levada para a UTI ou às vezes até mesmo no centro obstétrico", detalha.

"O umbigo é cateterizado para que ela possa receber medicações. E, muitas vezes, essas crianças são entubadas e precisam receber surfactante, que é uma substância que diminui a tensão superficial do pulmão para que ela possa respirar melhor. Ou seja, precisa de entubação, cateterismo e medicações para o pulmão funcionar melhor. Se nasce sem infecção, não precisa de antibiótico, mas tem que ser muito monitorada, porque muitos desenvolvem infecção durante o processo de internação. A prematuridade é mais comum acontecer em casos de gêmeos, mas não necessariamente a prematuridade extrema", diz o médico.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!