Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.
Reprodução/Instagram
Grávida do terceiro filho, Virgínia mostrou que um ponto da sua cesárea inflamou.

Grávida do terceiro filho, Virgínia surpreendeu os seguidores ao mostrar que um ponto da sua cesárea anterior inflamou. A influenciadora já passou por duas cesáreas e disse que ia perguntar para sua médica o que poderia fazer para melhorar a inflamação.

Segundo o ginecologista Igor Padovesi, membro sênior da European Society of Aesthetic Gynecology (ESAG), da North American Menopause Society (NAMS), da International Menopause Society (IMS) e associado à Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse tipo de ocorrência não é comum, mas também não é nada demais.

"Na gravidez fica tudo mais inchado, não necessariamente inflamado. Não sei quanto tempo tem também da última cesárea, se for mais recente, tem uma chance maior. Mas via de regra não é nada de mais e provavelmente não tem nada a fazer também, eventualmente usar alguma pomada de corticoide localmente, passar ali por cima. Mas não é comum não, é bem incomum na verdade", diz o médico. 

Vinícius de Borba Marthental, ginecologista do Hospital Edmundo Vasconcelos e da Clínica do Paciente, em São Paulo, confirma que não é comum que os pontos de uma cesárea anterior inflamem muito tempo depois do procedimento, se a cicatrização ocorreu de forma adequada e não houve complicações iniciais.

"Entretanto, a inflamação pode ocorrer em situações específicas. Por exemplo, problemas como infecções podem surgir se houver retenção de suturas (principalmente quando são utilizados fios não absorvíveis para fechar a incisão), o que pode levar à inflamação e até infecção se não tratada adequadamente", explica.

Os fatores de risco para inflamação de uma cicatriz cirúrgica incluem práticas inadequadas de cuidados com a ferida, estado imunológico do paciente, presença de tecido necrosado ou corpos estranhos, e técnica cirúrgica. Além disso, condições como diabetes ou obesidade podem aumentar o risco de problemas na cicatrização.

"É importante que qualquer sinal de inflamação, dor, vermelhidão, calor ou secreção na área da cicatriz seja avaliado por um médico. O tratamento pode envolver a remoção de suturas residuais, uso de antibióticos, ou outros cuidados específicos dependendo da causa e severidade da inflamação", recomenda Marthental. 

Segundo o médico, pacientes como Virgínia, que já foram submetidas a múltiplas cesarianas, devem ser acompanhadas de perto, pois o tecido cicatricial pode complicar procedimentos subsequentes, assim como, não ter uma cicatrização adequada.

Durante o processo de cicatrização, após uma cesariana, algumas complicações podem ocorrer, incluindo a inflamação dos pontos da cirurgia anterior. As causas potenciais são:

- Infecção : A causa mais comum de inflamação nos pontos de uma cesárea é a infecção bacteriana. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de bactérias, frequentemente oriundas da flora normal da pele ou do ambiente hospitalar. Fatores que aumentam o risco de infecção incluem condições de higiene inadequadas, diabetes, obesidade, ou um sistema imunológico comprometido.

- Suturas não absorvíveis : Em alguns casos, os pontos utilizados na cesariana podem não ser totalmente absorvidos pelo corpo, causando irritação e inflamação, conhecida como reação de corpo estranho.

- Acúmulo de líquido : O seroma, que é o acúmulo de fluidos nos tecidos após a cirurgia, pode causar inflamação se não for adequadamente drenado ou se infectar.

- Cicatrização anormal : A quelóide ou a cicatriz hipertrófica são tipos de cicatrização onde ocorre um crescimento excessivo de tecido fibroso. Embora não sejam inflamações no sentido tradicional, podem ser dolorosas e causar desconforto na área da cicatriz.

- Endometriose : menos comum, porém, em alguns casos, há possibilidade de células similares as células do endométrio, se desenvolverem na cicatriz de uma cesareana. Neste caso, o diagnóstico é de endometriose. O diagnóstico seria feito somente através de exames de imagem específicos e a confirmação através de análise histológica.


Tratamento

O primeiro passo é a avaliação por um médico. No caso de suspeitar de uma infecção, uma cultura de qualquer descarga de fluidos da ferida pode ser realizada para identificar o agente causador.

Antibióticos : Se confirmada a infecção, o tratamento geralmente envolve o uso de antibióticos. O tipo de antibiótico será determinado com base no agente infeccioso identificado.

Cuidados com a ferida : Manter a área da cicatriz limpa e seca é crucial. Recomenda-se seguir as orientações de cuidados pós-operatórios fornecidas pelo hospital ou pelo médico. Contudo, em geral, lavar a ferida operatória com água e sabão/sabonete, e mantê-la seca, é o cuidado suficiente.

Remoção de suturas : Se a inflamação for causada por uma reação aos fios de suturas, pode ser necessário remover os fios de suturas que não foram absorvidos.

Seromas : Seromas podem necessitar de drenagem se não resolverem por conta própria ou se houver sinais de infecção.

"É importante controlar quaisquer condições de saúde subjacentes, como diabetes, para promover uma melhor cicatrização. Por fim, a inflamação dos pontos de uma cesárea anterior pode ser um indicativo de várias condições, algumas das quais requerem tratamento médico imediato. A observação cuidadosa e o tratamento precoce são essenciais para evitar complicações maiores. Sempre é recomendável que os pacientes sigam as instruções de cuidados pós-operatórios e consultem seu médico se notarem qualquer sinal incomum na área da cicatriz", finaliza Marthental. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!