Alane teve crise nervosa ao ser eliminada do BBB 24
Reprodução
Alane teve crise nervosa ao ser eliminada do BBB 24

Chamou a atenção dos telespectadores que acompanham o BBB 24 a reação desmedida de Alane ao ser eliminada do programa. Aos prantos, Alane começou a bater na própria cabeça com raiva: "Eu sou péssima, eu sou horrível, eu sou a pior pessoa do mundo. Eu vou me esconder! Eu vou me esconder de todo mundo. Eu vou embora. Eu sou uma vergonha para a minha mãe", disse a jovem.

Para o psicólogo Alexander Bez, em reality shows, a espontaneidade é fundamental, pois não há roteiros pré-determinados, ao contrário de filmes e novelas, onde os atores seguem um script.

"A reação da participante foi autêntica, refletindo sua genuína frustração e, em última instância, resultando em um surto neurótico compreensível devido às emoções intensas. Sua eliminação do programa foi particularmente significativa para ela, evidenciando a natureza verdadeira dos reality shows, onde as emoções são expressas sem encenação", avalia Bez.

Psicologicamente, diz o especialista, sua resposta à eliminação estava alinhada com o intenso sofrimento emocional que ela experimentou.

"Suas manifestações físicas refletiram um conflito psicológico interno, exacerbado pela crescente ansiedade ao longo do programa e culminando em uma frustração visível e angustiante. Sua reação foi tão intensa que se assemelhou a um transtorno conversivo, no qual as convulsões psicológicas internas se manifestaram em agitações físicas externas, amplificando o impacto negativo da eliminação", analisa o terapeuta. 

Segundo explica a psicóloga  Anne Crunfli , breves minutos de completa desregulação emocional ou explosões emocionais são sequestros neurais.

"Nesses momentos um centro no sistema límbico proclama emergência, recrutando o resto do cérebro. O “sequestro” ocorre num instante, momentos antes do neocórtex, parte do nosso cérebro responsável pelo pensamento, raciocínio, planejamento, julgamento ter a oportunidade de decidir o que deve ser feito. Esse sequestro neural tem como principal característica a não percepção racional do que aconteceu. Frases como “não sei o que me deu”, “não lembro direito do que falei”, são muito usados e comuns. É uma tomada de poder neural que se origina na Amígdala cortical, nossa sentinela emocional",  esclarece.

"Geralmente ela toma conta de nosso julgamento em momentos de muito estresse, dor ou pressão emocional intensos. O importante é sempre investigar e entender o que tem por trás desse sequestro neural, pode ser algo pontual ou uma psicopatologia não tratada, como ansiedade generalizada, depressão, transtorno de pânico, síndrome de Burnout entre outros", diz a terapeuta.

No caso da Alane, acredita Anne, provavelmente a exposição ao estresse e pressão a que passou dentro da casa, serviram como um gatilho que a levou ao ápice emocional, traduzido em descontrole e ataque a si mesma. "Procurar uma ajuda profissional para auxiliar no processo de entendimento sobre o que de fato psicologicamente tem por trás de tal episódio e novamente desenvolver uma melhor regulação emocional é fundamental."

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!