Dove utiliza imagens de diversos rostos, peles, corpos e etinias para a campanha
Reprodução/Youtube
Dove utiliza imagens de diversos rostos, peles, corpos e etinias para a campanha


A Inteligência Artificial se torna cada vez mais presente nas nossas vidas e é vista como uma possibilidade de aprimoramento em muitos sentidos. Porém, seu uso sem a devida cautela pode se tornar uma grande ameaça à representação da beleza real num futuro cada vez mais próximo.

Os dados nos apontam que quase 87% das mulheres adultas e 88% das jovens (no Brasil, 95% e 92%, respectivamente) relatam que já foram expostas a conteúdos tóxicos de beleza online, e que 1 em cada 3 mulheres (no Brasil, 1 em cada 2 mulheres e meninas) se sentem pressionadas a alterar sua aparência por conta do que veem nas redes, mesmo sabendo que se trata de imagens manipuladas. 

 O início deste novo compromisso está representado na nova campanha global da marca, O Código Dove. Criada pela agência de comunicação brasileira Soko, a comunicação reflete sobre o impacto da IA e mostra como os conteúdos e campanhas produzidos por Dove dos últimos 20 anos, mostrando belezas reais, capaz de tornar a beleza mais representativa e sem estereótipos. 

Ao buscar em ferramentas de imagens geradas por IA por conceitos como "uma mulher bonita", "uma pele perfeita" ou "uma mulher confiante", muito provavelmente a busca resultará em mulheres com corpos e características bastante padronizadas e estereotipadas. Mas ao realizar a busca adicionando "de acordo com uma campanha Dove Pela Beleza Real", os resultados serão de mulheres de diferentes etnias, corpos, peles e cabelos. Com o código Dove, a diversidade e a beleza real são apresentadas pela inteligência artificial. E isto fica evidente no filme global da campanha, em que a cantora Victoria Canal interpreta Pure Imagination, uma letra que convida o público a repovoar seus imaginários, tema da campanha. 

"Dove busca propor um futuro em que as mulheres decidam o que é beleza, não os algoritmos. Há 20 anos estamos comprometidos em fazer com que a beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade. Com esta nova campanha, a marca quer renovar seu compromisso com a real beleza, mas agora olhando para o futuro e todas as ferramentas que compõem esses novos tempos, como a Inteligência Artificial. No Brasil, com nossas dimensões continentais, ampla diversidade e pluralidade, nosso desafio é ainda maior. Precisamos ter o compromisso de retratar cada vez mais mulheres reais, para garantir que as novas gerações se sintam sempre representadas, mitigando a cobrança por padrões irreais", conta Andreza Graner, Diretora de Marketing de Dove Brasil. 

O filme da campanha é a primeira de uma série de ações de Dove que vão refletir sobre o futuro da beleza ao longo de 2024, buscando cada vez mais que a comunicação em suas diferentes formas possa contribuir para construção da autoestima de mulheres e meninas. O lançamento conta ainda com dois eventos em Nova York e Londres, revelando os resultados da pesquisa e o filme da campanha. 







    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!