Josiane Luz ganhou prêmios com chocolate artesanal
Divulgação
Josiane Luz ganhou prêmios com chocolate artesanal

Filha de um cacauicultor do Sul da Bahia, a chocolate maker e fundadora da Luzz Cacau, Josiane Luz, nasceu quando a sua mãe Lisiete tropeçou no pé de cacau. A sua família cresceu em meio a uma antiga tradição de agricultores que um dia foram expoência econômica internacional e que, por conta da praga vassoura-de-bruxa, viveram o extermínio de suas fortunas e sonhos. Ela com o seu olhar de empreendedora, cheia de garra e vontade de melhorar o que parecia não mais ser passível de mudança, decidiu despertar o seu pai João, para uma transformação importante na forma de produzir o grão de cacau.

Um dia, ela assistindo uma reportagem, descobriu que apenas 3% da produção de cacau no Brasil é da categoria cacau fino, aquele tipo de grão que permite a fabricação de chocolates gourmetizados e de alto padrão. Descobriu ainda que esse grão pode ser comercializado por valor acima do preço do cacau convencional.

A história da Luzz Cacau, que vem muito antes do acesso ao fantástico mundo das barras de chocolate, inicia quando um lavrador, que dedicou sua vida ao cultivo do cacau no centro-sul da Bahia, ensina o que significa sustentar uma família com o fruto da terra.  “O nosso chocolate não é apenas um produto disponível na gôndola para compra. Ele é uma história de família repleta de sustentabilidade e consciência de mundo”, diz Josiane Luz, fundadora da empresa.

Da Bahia para a periferia de São Paulo

josiane luz
Divulgação

Josiane Luz trocou a fazenda pela periferia de São Paulo

Filha de um cacauicultor do Sul da Bahia, Josiane trabalhava como gestora de uma multinacional em São Paulo e sempre ouvia seu ai lamentar que o cacau dava prejuízo. Ciente de que se trata de um mercado enorme, ela enxergou ali uma oportunidade de alavancar o negócio que sustentou a família por anos.

Josiane foi a fundo sobre o beneficiamento das amêndoas, estudou todo o processo e quando já dominava o assunto precisou enfrentar um novo desafio: convencer o pai a mudar o formato do negócio que em que atuava há décadas.

O resultado foi positivo e a Luzz Cacau atualmente tem 280 pontos de venda por todo o País, loja online da marca e também de parceiros. Além disso, a empreendedora inovou as embalagens dos chocolates contando um pouco da cultura nordestina. E nos últimos meses a Luzz Cacau, ganhou em várias categorias.

Sete prêmios Internacionais

A Luzz Cacau conquistou sete prestigiosos prêmios internacionais e encantou paladares e corações de críticos gastronômicos em 2023, ao redor do mundo. Foram três medalhas de bronze na renomada Academy of Chocolate em Londres, duas medalhas de prata na competição Américas do Internacional Chocolate Awards em Nova York e duas medalhas de prata e bronze na final mundial do Internacional Chocolate Awards em Florença, na Itália.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!