A tendência já destaque pelo público e por especialistas de moda
Reprodução/Unsplash
A tendência já destaque pelo público e por especialistas de moda


Em um mundo onde a moda se reinventa a cada batida, o estilo ‘Western Extravagante’ está conquistando o universo fashion, impulsionado especialmente pela cultura country pop.

Isabela Bez, Editora de Conteúdo da START by WGSN , empresa líder em apontamentos de tendências de moda para empreendedores, afirma que o estilo estará ainda mais presente nas ruas e ganhará destaque nas coleções de outono. Como reflexo desse movimento, o Mercado Livre, maior e-commerce da América Latina, também identificou aumento nas buscas por itens relacionados à tendência na plataforma.

Inspirada nas silhuetas dos anos 2000, a ‘Western Extravagante’ traz uma abordagem sensual e impactante relacionada ao tema country, com um olhar especial para técnicas manuais de estamparia e tingimento que celebram a autenticidade e a imperfeição. Artistas como Beyoncé e Pharrell Williams, estão na vanguarda deste movimento, resgatando e celebrando as influências indígenas e africanas na cultura Western. Por meio da música, moda e arte, eles estão redefinindo o gênero country, introduzindo elementos futuristas e celebrando a herança cultural de povos nativos através de estampas florais e tradicionais.

Essa onda de influência já ressoa no Brasil, onde o Mercado Livre registrou crescimento na demanda por peças chave dessa tendência. Uma comparação entre os meses de janeiro e fevereiro de 2023 e 2024 reflete esse movimento: as buscas por ‘Botas Western’ cresceram 379,19%, enquanto peças com estampas ‘Animal Print’ aumentaram 12x. Observou-se ainda um crescimento de 265% nas pesquisas por ‘Camisas com Franja’ e 281% em ‘Chapéus de Cowboy’, reafirmando a força desse estilo no mercado brasileiro.

Para isso, a editora de conteúdo da START by WGSN, dá dicas de como incluir a tendência em looks do dia a dia:

Inovação em superfícies e estampas

A raiz country vai muito além da estampa xadrez, adotando elementos artesanais como manchas tie-dye e florais inspirados na tapeçaria. Abuse das superfícies e estampas únicas, com manchas imperfeitas e texturas abstratas que remetem à natureza e ao animal print. As estamparias exploram florais com efeitos sombrios e traços ornamentados, particularmente notáveis nas icônicas botas cowboy, que se destacam como peça-chave da tendência.

O renascimento do Denim

O denim surge renovado sob a influência do Western Extravagante, com acabamentos metalizados e vintage, inspirados no deserto e nas técnicas de sobretingimento em tons terrosos. A cor prata, simbolizando a atmosfera espacial, emerge como a cor-chave, adicionando uma dimensão futurista às peças. Dê preferência a um item com elementos marcantes, como uma camisa prateada ou uma blusa com estampa floral e aplicações de franjas.

Peças-chave e aviamentos

A tendência também se manifesta em peças-chave como blusas com pele à mostra, minissaias e shorts micro, que prometem dominar o inverno de 2024. Os aviamentos, como fivelas de metal, franjas exageradas e amarrações laterais, adicionam um toque contemporâneo e sensual às peças, reforçando a narrativa Western. Faça o styling da peça com um acessório marcante de metal, como um cinto com fivela ampla.

Calçados reinventados

As botas cowboy, reinterpretadas com um toque dos anos 2000 através de aviamentos decorativos e pedraria, e os mules inspirados na bota cowboy se destacam como itens fashionistas da temporada. Aposte no metalizado em prata e designs minimalistas com biqueiras de metal e saltos cone são tendências-chave para calçados em 2024.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!