Open Innovation favorece o empreendedorismo feminino
FreePik
Open Innovation favorece o empreendedorismo feminino

No Mês Internacional da Mulher, eu gostaria de destacar e celebrar o papel vital das mulheres no universo das startups. A jornada empreendedora é uma experiência única, que é ainda mais enriquecida pela presença de mulheres que trazem diversidade de talentos, experiências, ideias e perspectivas que impulsionam a inovação. Contribuições e atributos que vão além da força e resiliência, comumente associadas ao empreendedorismo.

Apesar dos desafios que ainda persistem em relação à inclusão feminina no ecossistema de inovação, observamos uma realidade mais promissora entre as startups que abraçam a prática da open innovation: a proporção de startups que possuem fundadoras mulheres é 58,3% maior entre as Open Startups - startups com relacionamentos de open innovation com corporações - premiadas no Ranking 100 Open Startups, quando comparadas à média das startups brasileiras. Enquanto a média geral de mulheres fundadoras de startups é de 12%, a média de fundadoras de open startups é de 19%.

Esse dado ressalta que a colaboração para inovação impulsiona a inclusão de talentos mais diversos. Em outras palavras, a prática de open innovation, por promover a colaboração, construções em rede, integração entre ecossistemas, e por se tratar de um paradigma de inovação onde é pressuposta a riqueza da troca de ideias e soluções também com o ambiente externo, gera um cenário mais aberto à diversidade, proporcionando naturalmente mais espaço para o empreendedorismo feminino.

Claro que é importante também reconhecer que, apesar dos avanços recentes, ainda há obstáculos a serem superados para alcançar a verdadeira equidade de gênero no empreendedorismo. Estereótipos, vieses inconscientes, acesso desigual a recursos e a escassez de mulheres em cargos de liderança demandam uma atenção contínua de toda a comunidade inovadora.

Ao celebrarmos o Mês Internacional da Mulher no contexto das startups, é essencial que reforcemos o compromisso coletivo de construir um ambiente empreendedor que valorize todas as vozes, independentemente do gênero.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!