Bianca encerrou seu intercâmbio, mas inspirou muita gente
Reprodução/Instagram
Bianca encerrou seu intercâmbio, mas inspirou muita gente

A influenciadora e empresária Bianca Andrade está de volta ao Brasil, depois de meses estudando fora do País. "Dia de voltar para casa depois da experiência mais corajosa da minha vida e quero aproveitar esse momento para trazer uma reflexão", escreveu ela no Instagram. 

"Finalizo essa etapa com a sensação gostosa de sonho realizo e pronta para começar uma nova cheia de bagagem e transformações dentro de mim (e falando inglês todos os dias com um boy gato). É, o meu comer, rezar, estudar e amar aconteceu… literalmente", completou Bianca. 

Estudar fora do Brasil está cada vez mais ao alcance de quem sonha com uma graduação internacional. Com custos comparáveis aos de universidades privadas renomadas no Brasil, como a FGV ou a PUC, países como Estados Unidos, Portugal, Alemanha e Irlanda se destacam não só pela qualidade educacional, mas também pelas oportunidades únicas de desenvolvimento profissional e pessoal.

O Salão do Estudante, realizado em São Paulo nos dias 16 e 17 de março, contou com a presença de representantes de 35 universidades americanas e instituições de outros países, incluindo Alemanha, Portugal e Irlanda, oferecendo um panorama das opções educacionais globais e das vantagens de cada destino. 

O evento também realiza anualmente uma pesquisa, e os dados mostram que a maioria expressiva dos participantes do evento é composta por mulheres. Essas mulheres, que demonstram uma maior independência, buscam ativamente aprimorar suas trajetórias profissionais. Dessa forma, o crescente interesse delas por cursos internacionais se justifica, tendo em vista o objetivo principal de se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado.

Os participantes do evento também estão cada vez mais antecipando seus planos para uma graduação no exterior, considerando isso como um investimento crucial em suas futuras carreiras. Nos últimos quatro anos, houve um notável aumento no número de estudantes do ensino médio presentes, indicando um crescente interesse nessa perspectiva. Além disso, foi registrado um aumento considerável na presença de visitantes que já estão matriculados em cursos de graduação.

Movidos pela preocupação com um mercado altamente competitivo, que demanda profissionais diferenciados, muitos buscam aprimorar ainda mais suas qualificações através de programas de pós-graduação, como mestrado e doutorado, ou optam por completar sua graduação no exterior. Essa escolha não apenas oferece uma perspectiva internacional, mas também, em alguns casos, permite a extensão do trabalho na área, graças a políticas favoráveis de alguns países. Além disso, a modalidade de graduação sanduíche também é buscada por muitos, possibilitando que o aluno prossiga seus estudos em uma universidade estrangeira.

Quanto aos destinos, os Estados Unidos mantêm a liderança como o destino mais desejado para estudos pelos brasileiros, seguidos pelo Canadá. Portugal, desde 2019, ocupa a terceira posição na lista de destinos mais procurados, superando o Reino Unido e a Espanha.

A Espanha, por sua vez, surge como a alternativa mais buscada para aqueles que preferem um ambiente não anglo-saxônico. A Austrália, França e Itália ocupam respectivamente a sexta, sétima e oitava posições. A Irlanda continua sendo bastante procurada devido à sua política de aceitar programas de trabalho e estudo.

O curso de idiomas lidera a preferência quando se trata de tipos de cursos mais procurados, graças aos seus custos e tempo de duração mais acessíveis. Paralelamente, observa-se uma demanda significativa por cursos de graduação e MBA, seguidos por programas voltados para o avanço profissional, como aqueles que concedem certificados, diplomas e mestrado.

O idioma inglês mantém sua posição dominante como o mais procurado para aprendizado. Contudo, ao longo dos últimos dois anos, houve um aumento na demanda por cursos de espanhol. O francês permanece firme como a terceira opção mais popular entre o público, enquanto o italiano e o alemão disputam a quarta colocação nesse ranking.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!