Protagonismo feminino cresce na tecnologia, mas ainda é pequeno
FreePik
Protagonismo feminino cresce na tecnologia, mas ainda é pequeno

Para as entusiastas em tech, é desanimador observar a escassez de representatividade feminina em algumas áreas de atuação. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apesar de haver um aumento significativo (60%) da participação de mulheres no setor após a adesão ao trabalho remoto e as inovações nas telecomunicações, a desigualdade de gênero ainda é grande. Apenas 12,7% dos profissionais de tecnologia são do sexo feminino, mostra relatório da Revelo, número ainda pequeno no cenário global.

“A ascensão das mulheres no setor provoca, mesmo que lentamente, uma transformação na cultura e na dinâmica profissional. Ter mulheres bem-sucedidas desafiando o mercado e chegando em cargos nunca alcançados é enriquecedor e gera visibilidade para as empresas”, comenta Julia Oliveira, analista de suporte e desenvolvimento da Nuria, healthtech com autoridade em interoperabilidade no setor da saúde e pioneira no desenvolvimento de soluções digitais para melhorar o engajamento do paciente.

Estudante de análise e desenvolvimento de sistemas pela Fatec Rubens Lara, Julia tem uma visão otimista sobre o futuro do setor e deseja ser referência para inspirar outras meninas a atuarem nas ciências e tecnologias. “Mesmo com a falta de representatividade feminina nos lugares por onde passei, especialmente em cargos de liderança técnica, anseio por um futuro de equidade de gêneros na minha área. Espero um dia ser essa líder técnica que não encontrei quando comecei, e poder ajudar outras mulheres a entrar nesse mundo da programação, tornando-o ainda mais acessível”, explica.

Embora a visão otimista seja importante para continuar a trilhar bons caminhos, algumas pedras precisam ser retiradas à mão para não haver tropeços. O estudo Women in Tech 2022, feito pela BairesDev, analisou mais de 1 milhão de candidaturas por ano e identificou um aumento de 30% na participação de mulheres entre 2021 e 2022. Porém, ao entrarem no ramo, elas afirmaram que se sentiram desconfortáveis e algumas vezes excluídas pelos homens. 

“Sinto que precisamos de um equilíbrio para continuarmos na caminhada. Mesmo com as adversidades, meu objetivo maior continua sendo me tornar referência para as próximas gerações de mulheres. Apesar dos dados, do cenário e dos relatos de preconceito, quero fazer parte da mudança e proporcionar para as futuras Julias um caminho com menos obstáculos e ainda mais conquistas”, finaliza. 

Vagas para elas

A área de tecnologia ainda é dominada pelos homens e isso não é novidade. Pensando em ajudar a reverter este cenário, a Funcional Health Tech, maior ecossistema integrado de saúde, pioneira e líder em programas de acesso e adesão e em data driven care no Brasil, incentiva e promove a equidade de gênero com o lançamento de um espaço reservado ao incentivo à contratação feminina, o programa #MulheresEmTech. 

De acordo com um levantamento da Revelo, empresa de seleção de profissionais e análise de mercado, em 2022, apenas 12,7% das pessoas atuando no mercado de trabalho de tecnologia eram mulheres. Diante desse cenário, a Funcional está com 10 vagas afirmativas na área de tecnologia para as brasileiras, incluindo mulheres PCD. O trabalho é remoto e as candidatas trabalharão com tecnologias diversas como: .Net; .Net Core; PHP; Node.Js; React; React Native; SQLServer; e PostgreSQL. 

“Um mercado competitivo abre espaço para a equidade e inclusão de pessoas. Acreditamos no poder que os ambientes diversos têm para promover negócios e áreas mais colaborativas e competitivas. Incentivamos as mulheres a se desenvolverem e a ocuparem todos os lugares a que temos direito, principalmente, na tecnologia, foco do nosso negócio. Hoje somos 47 profissionais (56,6% do total) ocupando cargos de diretoria, gerência e coordenação na empresa. Em tecnologia esse número é bem inferior e queremos aumentar esse dado para 20% da liderança da área ocupada por mulheres até o fim do ano”, afirma Juliana Pereira, Head de Gente e Cultura da Funcional Health Tech.

Para saber mais sobre as vagas, acesse: https:// funcionalhealthtech.gupy.io/ jobs/6671539?jobBoardSource= gupy_portal

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!