O evento ocorrerá nos dias 16 a 19 de março
Reprodução/Divulgação
O evento ocorrerá nos dias 16 a 19 de março


O Museu A CASA do Objeto Brasileiro realiza a exposição "A CASA NA MODA", uma imersão no universo da moda brasileira que explora narrativas colaborativas entre moda e tradição artesanal brasileira, apresentadas por meio das criações de renomados artesãos e estilistas.

Com curadoria de Renata Mellão e Sonia Kiss, diretora presidente e diretora do Museu A CASA, a exposição " A CASA NA MODA " apresenta parte do acervo de moda brasileira, construído ao longo dos 27 anos de história da instituição. O evento ocorrerá de 16 de março a 19 de maio de 2024, na sede do museu, situada na Av. Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.

Serão apresentadas 17 criações assinadas pelos estilistas Adriana Barra, André Lima, Glória Coelho, Karla Girotto, Lino Villaventura, Marcelo Sommer, Reinaldo Lourenço, Ronaldo Fraga, Samuel Cirnansck e Walter Rodrigues, juntamente com as marcas Amapô, Huis Clos e Neon, de Dudu Bertholini. O projeto expográfico é da autoria do arquiteto Giancarlo Latorraca e da designer Ana Heloisa Santiago.

A reunião de Chita e Renda:

A exposição "A CASA NA MODA” sintetiza duas mostras anteriores realizadas pelo Museu A CASA: "A Chita na Moda", inaugurada em 2005, e “RENDA-SE", em 2015.

 A exposição "A Chita na Moda", evolução da pesquisa para o livro "Que Chita Bacana", idealizado por Renata Mellão e pelo designer Renato Imbroisi, destacou a chita como um tecido emblemático da identidade nacional brasileira. Uma década depois, a exposição "RENDA-SE", fruto da colaboração entre o museu e o estilista e curador Dudu Bertholini, promoveu o encontro entre designers de moda e artesãs rendeiras de diferentes regiões do país.

 Como resultado dessas iniciativas em preservar os saberes tradicionais e contemporâneos que formam o patrimônio cultural das comunidades criativas, a exposição “A CASA NA MODA” celebra a produção manual ao entrelaçar os fios da história e da tradição tanto da chita quanto da renda, manifestações profundamente enraizadas e influenciadas por séculos de história e migração.

Ao promover a colaboração entre designers de moda e artesãs rendeiras, a mostra reconhece a significativa contribuição desses elementos para a identidade estética do país refletindo uma herança vibrante e em constante evolução.

Tramas da colaboração: 

Fruto de colaborações significativas entre os estilistas, as marcas de moda e comunidades artesãs de vários estados brasileiros, a exposição " A CASA NA MODA " valoriza a riqueza da cultura local. Entre os destaques estão diversas organizações e grupos de artesãos que contribuem com sua maestria e tradições para enriquecer o cenário da moda brasileira.

 O Clube de Mães de Camalaú, situado no estado da Paraíba, é reconhecido por sua habilidade na produção de peças utilizando a renda renascença. Parte do grupo de artesãs do Cariri paraibano, o clube cria uma variedade de produtos, desde itens de cama, mesa e banho até vestuário, tudo com o intricado trabalho da renda renascença.

 Já a Associação para o Desenvolvimento de Renda Irlandesa de Divina Pastora (ASDEREN), localizada em Sergipe, foi fundada no ano 2000 e conta com 120 artesãs em seu grupo. Especializadas na renda irlandesa, produzem uma ampla gama de peças, como panos de bandeja, toalhas, colchas, blusas e vestidos, utilizando técnicas tradicionais que foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro.

 A ONG Caiçara, com sede em Icapuí, no Ceará, é composta por 25 artesãs que se dedicam à produção de peças em renda labirinto. Fundada na década de 1990, a organização cria desde caminhos de mesa e jogos americanos até blusas e vestidos, predominando nas cores branco e bege, e promovendo assim a cultura local por meio de seu trabalho.

 A designer e artesã Perpétua Martins, de Fortaleza, no Ceará, é uma figura proeminente no cenário da renda filé. Com mais de 20 anos de experiência, ela pesquisa e utiliza essa técnica em suas criações, destacando-se como pioneira no desenvolvimento do filé colorido, uma interpretação contemporânea dessa tradição artesanal.

Informações: 

Endereço:  Av. Pedroso de Morais 1216, Pinheiros, São Paulo SP, CEP: 05420-001

Telefone:  +55 11 3814-9711

Horários: De quinta a domingo, das 10h às 18h

Entrada gratuita | Amigável aos animais

Contato:  contato@acasa.org.br |  www.acasa.org.br

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!