Michal Elon, enfermeira sobrevivente do ataque do Hamas, estará em São Paulo de 4 a 11 de março, trazida pela Organização Hadassah Internacional, para o lançamento da campanha global #EndTheSilence. No dia 7 de março, ás 11 h, receberá a imprensa, em São Paulo.
No dia 6 de outubro de 2023, a enfermeira do Hadassah Internacional e sua família se voluntariaram para passar o Shabat, dia sagrado para a religião judaica, junto às tropas da Base de treinamento militar de Zikim, no Sul de Israel. Jantaram e entretiveram os soldados com jogos de tabuleiro e histórias, sem imaginar que, na manhã seguinte, seriam surpreendidos por um ataque do grupo terrorista Hamas.
Quando os tiros e bombas começaram, as autoridades recomendaram que fugisse para buscar abrigo, mas Michal, deixou a área segura para ajudar uma oficial ferida. “Ela tinha sido atingida por um tiro no rosto. A bala entrou por seu nariz e se alojou no crânio. Tinha um trauma severo na cabeça”, explicou. Enquanto a enfermeira movia a pessoa ferida, um soldado do Hamas atirou três vezes contra seu peito, estômago e braço. Os próprios militares israelenses salvaram sua vida.
Após um período no hospital e já recuperada, Michal Elon é convidada ao Brasil para contar sua história e falar em defesa das mulheres israelenses, violentadas, estupradas e assassinadas durante o ataque do Hamas.